Ex-IBPG e atual BFP FACEPE, Dr. Alisson Oliveira, publica artigo no Journal of Ethnopharmacology
O doutor em Bioquímica e Fisiologia UFPE, Alisson Macário de Oliveira (ex-bolsista IBPG FACEPE), é autor principal do artigo “Pilosocereus gounellei (Cactaceae) stem extract decreases insulin resistance, inflammation, oxidative stress, and cardio-metabolic risk in diet-induced obese mice” publicado no periódico Journal of Ethnopharmacology (fator de impacto 3,690).
A pesquisa mostrou que extrato obtido do cacto conhecido como xique-xique (Pilosocereus gounellei), quando ingerido por camundongos obesos, melhorou as condições metabólicas, promovendo: redução do peso e da massa de gordura corporal; diminuição dos níveis sanguíneos de glicose, LDL-colesterol e triglicerídeos; aumento da sensibilidade ao hormônio insulina; redução do quadro inflamatório; e diminuição de riscos cardiovasculares. O trabalho foi conduzido no Laboratório de Bioquímica de Proteínas da UFPE (www.ufpe.br/bioprot) e no Núcleo de Cirurgia Experimental (NUCEX) da Universidade de Pernambuco (UPE). O artigo é o último a ser publicado dentre os 4 produzidos a partir dos resultados da tese do Dr. Alisson Oliveira, que foi orientada pelos professores Thiago Henrique Napoleão (Departamento de Bioquímica – UFPE) e Bruno de Melo Carvalho (Instituto de Ciências Biológicas – Universidade de Pernambuco, UPE).[
Atualmente o Dr. Alisson Macário de Oliveira é bolsista de Fixação de Pesquisador da FACEPE, desenvolvendo projeto que avalia a toxicidade e efeitos neurofarmacológicos de preparações de folhas de Croton blanchetianus (marmeleiro preto) em camundongos.
O artigo pode ser acessado no link: https://doi.org/10.1016/j.jep.2020.113327