Documentário conta história de 30 anos da Facepe

Já está no ar a primeira parte da série documental Facepe: um sonho coletivo. O projeto conta com direção, pesquisa e roteiro da socióloga  Andreia Santos. O episódio inicial intitulado “O nascimento da Facepe” foi apresentado ao público na tarde desta quarta-feira (15), durante live no canal oficial da UFPE no Youtube. Clique aqui para assistir

Com base nos depoimentos de destacados cientistas de instituições de Pernambuco, a primeira parte do documentário aborda a criação da primeira agência pública estadual de fomento à pesquisa no Nordeste do Brasil, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), em 1989. A combinação de desejos e ações de pesquisadoras(es) pelo fim da ditadura civil-militar (1964-1985) e o sonho de se ter uma agência de fomento local capaz de investir na pesquisa científica e tecnológica fizeram parte do contexto de surgimento da Facepe.

“Isso se apresentou na campanha eleitoral para o governo de Pernambuco, em 1986, e depois na gestão realizada por Miguel Arraes à frente do estado, 1987-90. Tal período mostrou a integração entre os campos científico e político estadual, que se concretizou no nascimento da Facepe”, diz um trecho da sinopse.