Divulgado resultado do Edital Facepe 08/2012

08 de novembro de 2012

A Comissão Avaliadora da Facepe concluiu o processo de análise das propostas enquadradas no Edital de Apoio a Projetos Institucionais de Absorção de Jovens Doutores na Pós-Graduação (Programa Nacional de Pós-Doutorado)/Parceria Capes – PNPD. Segundo o acordo de cooperação assinado entre as duas fundações, os 15 projetos contemplados receberão uma quota de bolsa PNPD/Capes no valor de R$ 3,3 mil, cada, além da complementação de bolsa, paga pela Facepe, de R$ 700.

Os projetos, cujas vigências são de no máximo 36 meses, deverão ter seus respectivos bolsistas indicados pelo coordenador da proposta no Sistema AgilFAP (agil.facepe.br) até 19 de novembro. Para os candidatos indicados até o dia 13 de novembro, será possível iniciar a vigência ainda neste mês. 27 projetos ficaram em lista de espera e podem, ainda, ser contemplados com bolsas da modalidade BFP.

Entre as 15 propostas contempladas com o apoio das duas fundações, estão os projetos de pesquisa em Ciências Agrárias (Agronomia, Medicina, Veterinária e Zootecnia), de instituições como a Universidade Federal Rural (UFRPE) – campus de Serra Talhada, Recife e Garanhuns – e o Instituo Agronômico de Pernambuco (Ipa), sediado em Itambé.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE – Recife) teve recomendados 10 projetos nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas e Engenharias (Biologia Geral, Bioquímica, Botânica, Farmácia, Medicina, Química, Antropologia e engenharias Nuclear e Sanitária). A UFRPE-Recife também foi contemplada com quota de bolsa para o Programa de Pós-graduação em Genética.

Mais oportunidades – Outros 27 projetos apresentados tiveram mérito científico reconhecido pela Comissão Avaliadora da Facepe, porém não puderam ser apoiados dentro dos recursos disponíveis para o edital 08/2012, ficando em uma lista de espera. Reconhecendo a excelência desses projetos, a Facepe vai oferecer aos coordenadores, como alternativa à bolsa PNPD, a possibilidade de solicitarem para os seus candidatos uma bolsa da modalidade BFP (Bolsa de Fixação de Pesquisador), com o intuito de atender ao máximo à demanda qualificada observada. Para isso, a Fundação utilizará os mesmos projetos que foram submetidos ao Edital 08/2012.

Para essas solicitações de bolsa BFP o julgamento seguirá uma tramitação acelerada, sendo os resultados divulgados ainda em 2012 para implantação a partir de janeiro de 2013. Os coordenadores interessados nessa oportunidade deverão formalizar a solicitação da bolsa BFP para seus candidatos por meio do sistema AgilFAP até 19 de novembro.

O Edital – O Edital de Apoio a Projetos Institucionais de Absorção de Jovens Doutores na Pós-Graduação (Programa Nacional de Pós-Doutorado)/Parceria Capes – PNPD tem por objetivo promover a absorção temporária de jovens doutores para atuar em projetos de pesquisa científica, formação de recursos humanos e de inovação tecnológica vinculados aos programas de pós-graduação stricto sensu de Pernambuco.

A chamada busca fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, com o objetivo de promover o desenvolvimento da pesquisa em áreas estratégicas para Pernambuco; o reforço à pós-graduação e aos grupos de pesquisa atuantes no Estado; a renovação de quadros nas universidades e instituições de pesquisa para o ensino em nível de pós-graduação; e, por fim, o apoio à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), em especial mediante o desenvolvimento de projetos conjuntos de P&D&I envolvendo instituições científicas e tecnológicas e empresas.

Confira aqui o resultado