Divulgado resultado do Edital de Programa de Formação de Talentos Accenture-Facepe

Parceria vai possibilitar oferta de curso de formação qualificada em TI pelo SENAI e UFPE
 

Uma parceria entre a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), a empresa Accenture do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai oferecer um programa para proporcionar a estudantes de graduação ou profissionais recém-graduados do Estado formação qualificada e experiência prática no uso das linguagens de programação e tecnologias mais difundidas no universo de desenvolvimento de software para o mercado corporativo: Java, Testes e SAP/ABAP.

A parceria é resultado do Edital de Apoio a Cursos em Tecnologias da Informação para o Mercado Corporativo Accenture/Facepe, relançado em fevereiro deste ano. A chamada oferecia apoio financeiro à realização de um programa de formação de recursos humanos em TI, buscando selecionar instituição de ensino e pesquisa que se dispusesse a oferecer a formação, com apoio financeiro da Facepe e Accenture.

Em resposta ao edital, o SENAI, por meio do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), apresentou proposta para entrar na parceria como instituição executora do programa; e a UFPE – por intermédio do seu Centro de Informática (CIn/UFPE) – como instituição co-executora.

De acordo com o projeto apresentado pelo SENAI – e aprovado pelos comitês de avaliação e de gestão da Facepe e da Accenture -, os cursos serão ministrados presencialmente, por intermédio de aulas expositivas, com forte carga prática em laboratório especialmente preparado para as mesmas. Os alunos selecionados receberão Bolsa de Cooperação Técnica da Facepe e aqueles que forem aprovados ao final da formação poderão ser contratados pela Accenture.

Todo o cronograma, processo seletivo, conteúdo programático e outras informações serão divulgadas pelo SENAI logo que o convênio entre os parceiros tenha sido assinado.

PITEC – Essa iniciativa é o primeiro resultado concreto de um programa permanente que a Facepe mantém para apoiar parcerias entre empresas e instituições de ensino e pesquisa situadas no Estado, o PITEC.
 
A iniciativa, ao mesmo tempo, faz com que as instituições de ensino e pesquisa locais interajam mais com empresas inovadoras, pernambucanas ou não, e com isso intensifiquem sua contribuição para o processo de inovação no ambiente produtivo. No caso da parceria com a Accenture, o interesse é apoiar um programa de formação em três modalidades de tecnologias da informação de modo a aumentar a disponibilidade local de pessoas com essas qualificações, a fim de assegurar a sustentabilidade do crescimento da empresa.

Com a participação ativa de seus técnicos no Programa de Formação de Talentos Accenture-Facepe, a Accenture pretende compartilhar com os participantes sua larga experiência na utilização de tais tecnologias para o desenvolvimento, implantação e integração de sistemas no Brasil e no mundo, contribuindo assim para a formação do capital humano indispensável ao crescimento do setor de TI em Pernambuco.

Confira o resultado do edital.