Divulgado o resultado do edital “Mudanças Ambientais e Sociedades – 2012”

18 de janeiro de 2013

Após a avaliação realizada de acordo com os procedimentos e critérios indicados no edital 06/2012 “Mudanças Ambientais e Sociedades – 2012”, a Facepe informa que não houve propostas aprovadas simultaneamente pelas agências parceiras –  Facepe e Agence Nationale de la Recherche da França (ANR) -, condição necessária para a aprovação final, segundo os termos desta chamada de propostas. Uma nova edição da chamada será publicada pela Facepe no início de fevereiro, recebendo propostas até 19 de março.

A Fundação acrescenta que todos os proponentes pernambucanos receberão, nos próximos dias, correspondência da Facepe com os pareceres que fundamentaram a análise de sua proposta. A agência parceira fará o equivalente com seus respectivos proponentes.

O edital de seleção pública “Mudanças Ambientais e Sociedades” tem por objetivo apoiar a cooperação científica entre pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa no Estado de Pernambuco e pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa da República Francesa, no âmbito do Acordo de Cooperação firmado entre a Facepe e a ANR para a edição 2012 do programa “Sociétés & Changements Environnementaux (SOC&ENV)”.

São priorizados 3 eixos temáticos, comuns ao SOC&ENV da ANR. O primeiro diz respeito à ampliação do conhecimento ambiental nas escalas regionais e nas escalas de tempo variando, de décadas a um século, com foco nas ciências naturais (água, clima e solo). O segundo remete à superação de lacunas de conhecimento no campo das humanidades e ciências sociais; e o terceiro a pesquisas integradas visando soluções mais eficazes, com base em abordagens interdisciplinares ou transdisciplinares.