Coronavirus (COVID-19) e a FACEPE – medidas adotadas
A chegada da pandemia de COVID-19 (coronavirus 2019 disease) recomenda a adoção de medidas especiais de proteção da saúde e da segurança de nossa comunidade – pesquisadores e estudantes que se beneficiam de auxílios e bolsas da Fundação, assessores e servidores da FACEPE -, no sentido de evitar ou conter a propagação da doença.
Em função deste quadro, recomenda-se aos pesquisadores/bolsistas que adiem viagens que não sejam estritamente necessárias no momento, em especial para regiões com elevada incidência de casos, e que considerem o adiamento ou cancelamento da organização de eventos programados, sempre que isso seja possível, seguindo as orientações de sua instituição.
A FACEPE já tem procedimentos que podem evitar prejuízos aos pesquisadores responsáveis para casos justificados de cancelamento ou adiamento de viagens de visitantes ou de pesquisadores para participação em reuniões. Faz parte dos procedimentos normais a possibilidade de mudanças justificadas nos projetos, resultantes de acontecimentos imprevistos, como, por exemplo, a necessidade de retorno antecipado ao país. É essencial nestes casos haver justificativa documentada para a solicitação, a qual será analisada pela fundação.
Caso seja necessário solicitar modificação em seu auxílio ou bolsa, lembre-se que todas as Solicitações de Mudança devem ser apresentadas por e-mail às Diretorias respectivas, podendo a Fundação aprová-las, desde que devidamente justificadas e documentadas.
Em caso de urgência justificada, em razão de eventos relacionados ao coronavírus, encaminhe sua dúvida pelo Fale Conosco com a FACEPE, escolhendo na lista de assuntos o tema “COVID-19”, e incluindo o número do processo para que o caso específico possa ser avaliado. Esclarecemos que este canal de comunicação não responderá questionamentos sobre outros assuntos, devendo ser utilizado exclusivamente para justificar a necessidade de urgência relacionada ao coronavírus.
Comunicamos também que a FACEPE, a partir do dia 17/03/2020, não mais atenderá pesquisadores para a entrega física de documentos e esclarecimento de dúvidas em sua sede. Em caso da necessidade de encaminhar documentos à FACEPE, esses devem ser remetidos pelo Correio, com Aviso de Recebimento (AR).
As bolsas de pós-graduação (IBPG) em fase de implementação deverão aguardar em casa, em seus e-mails, o Termo de Outorga. Esse documento deverá ser impresso, assinado e enviado, via correios (AR) para a FACEPE aos cuidados do Setor de Termo de Outorga (endereço abaixo).
Para todas as demais modalidades tanto de auxílio, quanto de bolsa que estejam em fase de implementação o procedimento deverá ser o mesmo das IBPGs acima.
Todas as dúvidas devem ser enviadas via e-mail para as unidades respectivas (https://www.facepe.br/a-facepe/colaboradores/) ou pelo sistema de suporte on-line HELPDESK-FACEPE (https://helpdesk.facepe.br/).
A FACEPE voltará a se comunicar com a comunidade sobre esses problemas e fornecerá orientações à medida que novas recomendações dos órgãos de saúde pública estiverem disponíveis.
FACEPE – Rua Benfica, 150 – Madalena – CEP: 50720-001 Recife – PE