Conselho Superior articula escolhas das diretorias Científica e de Inovação da Facepe
O Conselho Superior da Facepe se reuniu na tarde desta terça-feira (30) para discutir os processos de escolha dos gestores que ficarão à frente das diretorias Científica e de Inovação. O encontro foi presidido pela secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro. Além da presidente da Facepe, Fernanda Pimentel, participaram da reunião conselheiros e servidores da Fundação.
Fernanda apresentou o cronograma do edital que vai regulamentar as candidaturas e a lista tríplice a ser enviada para a escolha da governadora do (a) novo (a) diretor (a) científico (a) da Fundação. As regras do certame serão publicadas nesta quinta-feira (1º) juntamente com a portaria que vai instituir a Comissão para Consulta à Comunidade Acadêmica.
O prazo para inscrições dos candidatos e para as pró-reitorias enviarem as listas de votantes (pesquisadores dos PPGs com Nota 4+ na CAPES) vai até 18 de junho. A homologação das candidaturas acontece no dia 19 de junho. Já a consulta à Comunidade Científica será nos dias 26 e 27 de junho por meio de votação eletrônica. O resultado com a lista tríplice sairá no dia 28 de junho.
Já a formulação da lista tríplice que vai resultar na escolha do (a) novo (a) diretor (a) de Inovação é de competência do Conselho Superior, que é presidido pela secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação. Mauricélia Montenegro e Fernanda Pimentel explicaram que ouviram sugestões de indicação do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa de Pernambuco e do ecossistema de Inovação do estado. Ficou acertado que os conselheiros também irão indicar nomes para o cargo.
Todas as sugestões serão analisadas em uma reunião extraordinária do Conselho. A lista tríplice e a votação para a escolha do novo (a) gestor (a) serão realizadas em reunião marcada para o próximo dia 6 de junho.
Ao final da reunião, a secretaria Mauricelia Montengro fez um balanço positivo do encontro. “Estávamos super ansiosos para dar o ‘start’ da composição da Diretoria Inovação e da Diretoria Científica. O Conselho é uma entidade super importante nessa fase porque traz grandes contribuições”.
Sentimento compartilhado também pela presidente da Facepe. “Essa primeira reunião foi bastante produtiva. Os conselheiros, como já se esperava, se mostraram bastante comprometidos com a questão da Ciência, Tecnologia e Inovação no estado de Pernambuco. A gente sentiu todo o apoio do Conselho Superior”, destacou Fernanda Pimentel.