Bolsista BFP FACEPE publica artigo sobre duas espécies novas de fungos isoladas nos municípios de Tamandaré e Garanhuns-PE

WhatsApp Image 2020-06-01 at 17.04.07

O pesquisador Diogo Xavier Lima, bolsista FACEPE BFP-0061-2.12/18, supervisionado pela Profa. Cristina Maria de Souza Motta e com a colaboração do Prof. André Luiz C. M. A. Santiago, do Departamento de Micologia, Centro de Biociências da UFPE, publicou no último dia 26/05/2020, um artigo sobre a descoberta de duas espécies novas de fungos presentes nos municípios de Tamandaré e Garanhuns-PE. O artigo intitulado: “Morphological and molecular evidence for two new species of Absidia from Neotropic soil”, foi publicado na revista internacional “Phytotaxa”, especializada em publicar dados sobre biodiversidade.

O bolsista, membro da equipe de pesquisa, é responsável por estudos ecológicos e de aplicação biotecnológica de Mucorales. A publicação é um dos resultados do projeto de pós-doutorado de Diogo Xavier, que atualmente desenvolve uma pesquisa que visa isolar fungos em solos contaminados com efluentes de lacticínios, de forma a obter cepas com alta capacidade de produção de enzimas proteolíticas. Essas enzimas apresentam alta atividade de coagulação do leite, podendo ser utilizadas para a fabricação de queijos.

Segundo o pesquisador, a bioprospecção de fungos nativos de solos alterados ou impactados por efluentes com intuito de produzir enzimas tem sido reportada com sucesso. Vários dos espécimes isolados no trabalho tem a capacidade de produção de proteases, incluído as novas espécies Absidia cornuta e Absidia pernambucoensis. As espécies novas foram descritas e reportadas para ciência após um estudo minucioso, que incluiu sequências de DNA.

“A Mesorregião Agreste de Pernambuco, especificamente áreas na cidade de Garanhuns, apresenta uma grande riqueza de fungos Mucorales e trabalhos futuros nesta região são imprescindíveis para aumentar o conhecimento sobre estes fungos e a obtenção de novas cepas com potencial biotecnológico. Novas espécies e novas ocorrências foram descobertas e é muito provável que ainda há uma grande diversidade desses organismos a ser explorada na região.”, pontuou Diogo.

Endereço eletrônico da publicação: Revista Phytotaxa – revista em sistemática botânica e biodiversidade (plantas, algas e fungos)

Absidia cornuta Absidia pernambucoensis