#AquiTemFacepe – Parques Eólicos de Pernambuco
Quem passa pelas rodovias de Pernambuco tem se deparado, nos últimos anos, com diversas torres eólicas espalhadas nas diversas regiões do estado. Nossos ventos têm atraído investimentos de vários âmbitos para estruturar esses parques eólicos. O que pouco gente sabe é que esses equipamentos exigem uma manutenção bastante complexa.
A empresa pernambucana Aeroespacial desenvolveu uma ferramenta de gestão de parques eólicos em operação. O software criado foi um dos beneficiados pelo edital do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (TECNOVA), da FACEPE, com um aporte de R$ 500 mil para ajudar no desenvolvimento da ferramenta.
O software monitora continuamente a eficiência do desempenho de todos os aerogeradores de um Parque Eólico e avisa, em tempo real, às equipes de manutenção e operação quando ocorre qualquer falha no funcionamento, possibilitando uma rápida manutenção e evitando que os equipamentos fiquem parados por muito tempo. Garantindo, assim, que as máquinas mantenham sua eficiência na produção eólica.
Esse e outros projetos, apoiados pela FACEPE, poderão ser conferidos de perto nesta terça-feira (14/11), na I Mostra Facepe de Inovação, realizada no hall de exposições do Parqtel, no Curado