ANR e Facepe divulgam o resultado final de edital de cooperação internacional “edição 2014”

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e a agência francesa ANR – Agence Nationale de la Recherche concluíram o processo de avaliação das propostas de projetos submetidas à  edição 2014 do Edital de Cooperação Internacional Facepe/ANR.

Três propostas foram enviadas conjuntamente por pesquisadores da França e de Pernambuco, porém nenhuma delas foi recomendada simultaneamente pelas duas agências, condição fundamental para a aprovação final do projeto, de acordo com o item 3.4 do edital.

A chamada de cooperação internacional entre as duas agências tem por objetivo apoiar a pesquisa cooperativa entre estudiosos vinculados a instituições no estado de Pernambuco e pesquisadores de instituições da França, nas áreas temáticas “Ciências Sociais e Humanas”, “Microbiologia, Imunologia e Infectologia” e “Pesquisas Marinhas”. As áreas fazem parte do “Appel à projets générique 2014” (chamada genérica para projetos 2014) da ANR.

As pré-propostas foram avaliadas pela ANR, que informou à Facepe sobre as propostas submetidas e, entre essas, quais foram recomendadas para apresentação de propostas detalhadas. Os pesquisadores cujas pré-propostas foram selecionadas, foram convidados a apresentar as propostas detalhadas, sob a forma de projeto, e encaminhá-las simultaneamente à Facepe, pelo coordenador brasileiro, e à ANR, pelo coordenador francês.

Ao todo foram realizadas quatro etapas de análise dos projetos: pela área técnica da Facepe (enquadramento); por consultores ad hoc; análise, julgamento e classificação pelo Comitê Avaliador; e aprovação pelo Comitê Misto Facepe-ANR, sendo esta última condição sine qua non para que os projetos fossem aprovados.

O Acordo de Cooperação Internacional Facepe/ANR foi assinado em 2009, revisado em 2011 e em 2012. A congênere Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) também participa da parceria, o que possibilita o apoio a projetos bilaterais – Facepe/ANR ou Fapesp/ANR – e também trilaterais –Facepe/Fapesp/ANR.

O acordo visa a facilitar a criação e operação de projetos científicos de qualidade propostos conjuntamente por equipes de pesquisa francesas e brasileiras. As prioridades temáticas são reexaminadas a cada edição das chamadas.

Baixe o resultado