Adido cultural do Consulado da França em Recife visita a FACEPE

Em visita à FACEPE neste mês de janeiro, o adido de cooperação e ação cultural do Consulado da França em Recife, Guillaume Ernst, reuniu-se com o diretor científico da Fundação para apresentar propostas de orientação para a cooperação em pesquisa e inovação com o estado de Pernambuco. 

Na pauta da reunião estiveram acordos e convênios já existentes entre a FACEPE e instituições de pesquisa e agências de fomento francesas como ANR, CNRS e Inria, e possíveis novas cooperações. Entre os assuntos tratados, Paulo Cunha e Ernst analisaram a possibilidade de desenvolvimento de um programa de cátedras francesas no estado de Pernambuco, a exemplo do que acontece na USP, e o apoio complementar da FACEPE a programas nacionais como BRAFITEC E BRAFAGRI.  

“Nós estamos propondo atividades-piloto para reforçar a eficiência da gestão e administração dos projetos de pesquisa em cooperação internacional por meio da identificação das possibilidades de apoio relativo”, disse o adido. Já na área de inovação, Ernst e Paulo Cunha conversaram sobre atividades de apoio para desenvolvimento da pesquisa com empresas francesas que trabalham em Pernambuco. 

“É apenas um primeiro encontro, mas muitas possibilidades de cooperação já estão sendo discutidas envolvendo, inclusive, outras fundações de amparo à pesquisa do Nordeste já que o consulado no Recife é uma representação da região”. 

Também foram discutidos o apoio da FACEPE à apresentação de propostas de pesquisa no âmbito dos editais do Horizon 2020, da Comissão Européia e as possibilidades de intercâmbio com pesquisadores de Pernambuco.