5º EP será transmitido em tempo real pela internet

11 de abril de 2013

Por Marcos da Silva

Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec), por meio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e a Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC) tornará possível a transmissão on-line do 5º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Ciência, que acontece nesta segunda, 15, e terça-feira, 16, a partir das 9h, no auditório da Regional Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ReNE/MCTI) – que fica localizado dentro das dependências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – na Cidade Universitária.

Mesmo a distância, estudantes, pesquisadores, profissionais de imprensa e curiosos poderão acompanhar as palestras e debates que acontecerão durante o 5º EP, que tem como tema central “Oceanos, Clima e Desenvolvimento”.

A TV Pernambuco, empresa da EPC, está montando uma estrutura para a captação das imagens e a transmissão em tempo real dos acontecimentos do 5º EP. A emissora também vai preparar matérias especiais que serão veiculadas nos telejornais da TV Brasil e transmitidas para todo o território nacional.

“Vamos compartilhar alguns conteúdos, a abertura, o andamento e as conclusões dos debates. Reportagens vão dar ao telespectador um balanço do evento. O destaque será para fatos que tenham relação direta com a vida das pessoas – a exemplo dos efeitos climáticos como as secas e as enchentes -, sejam enfocados. Como esses fenômenos afetam a vida delas?”, destaca a produtora da TV Pernambuco, Guida Gomes.

Para o diretor-executivo da TV Pernambuco, Paulo Fradique, a cobertura do 5º EP pela estatal está dentro da proposta da nova gestão da empresa, que é fugir do lugar comum e oferecer à população uma programação de qualidade. “Os preços elevados do milho e do tomate por conta da estiagem, a retomada do equilíbrio financeiro. Informações como essas despertam o interesse das pessoas,” ressaltou Fradique.

Infraestrutura – A EPC instalará no auditório da ReNE/MCTI, duas câmeras que vão gerar as imagens do evento e transmiti-las via internet para o Mundo. “Uma das câmeras será robô, manuseada pelo editor e produzirá imagens amplas e abertas da sala. A outra, dará detalhes dos palestrantes com imagens específicas. Ao todo, vamos utilizar dez profissionais para a cobertura pela internet. Mais três funcionários farão a produção de material para a televisão”, revelou o produtor Rodrigo Martins.

O 5º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Ciência será dividido em quatro sessões: Oceanos e Clima; Clima e Desenvolvimento; Oceanos e Desenvolvimento; Ciência, Desenvolvimento e Inclusão. O link para acesso à transmissão do evento pela internet é https://new.livestream.com/tvpernambuco46/fmc2013pe.

 

Mais detalhes no blog oficial do evento.