17ª Edição da Jornada Anual de Iniciação Científica da Facepe começa nesta terça (11)

Recife, segunda-feira, 10 de junho de 2013 

Evento vai expor cerca de 400 trabalhos científicos de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Pernambuco. A Fundação vai laurear os vencedores com o “Prêmio Ricardo Ferreira”

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) realiza, a partir desta terça-feira (11), até o dia 14, a “17ª Jornada de Iniciação Científica: “Água, fonte de vida”, em comemoração ao Ano Internacional de Cooperação pela Água”. O evento vai reunir cerca de 400 estudantes de Instituições de Ensino Superior de Pernambuco, bolsistas e ex-bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica dos anos 2012 e 2013, que apresentarão trabalhos científicos referentes às pesquisas desenvolvidas nas instituições. 

A Jornada acontecerá sempre das 08h às 18h, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com entrada gratuita. Na abertura, o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, José Almir Cirilo, profere a palestra “Eventos climáticos extremos e impactos nos recursos hídricos”, às 10h, no auditório do local. 

Premiação - A Jornada vai conceder o “Prêmio Ricardo Ferreira” aos bolsistas vencedores. O prêmio consiste em um auxílio financeiro individual para a participação em congresso científico nacional na área dos trabalhos premiados. O apoio cobrirá o custeio de despesas com passagem aérea nacional, diárias e taxa de inscrição. 

Serão concedidos dois prêmios para cada área de conhecimento: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas; Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes; e Engenharias. No dia da premiação, haverá palestra com o professor Abelardo Montenegro, do Depto. de Tecnologia Rural/UFRPE, que falará sobre ”Água, saúde e desenvolvimento no meio rural”, também no auditório do CCSA. 

Prêmio Ricardo Ferreira - Instituído em 1997, é um reconhecimento em vida a um dos mais importantes cientistas pernambucanos da atualidade, pela enorme contribuição para a ciência brasileira. Ricardo Carvalho Ferreira nasceu em Recife (16/01/1928) e tem recebido inúmeros prêmios pela sua vida voltada para a ciência, principalmente nas áreas de Física, Química e Biologia. 

É professor emérito das universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal de Alagoas (UFAL), doutor honoris causis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1977. 

Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em 1996 recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto concedido pelo CNPq, o maior prêmio da ciência brasileira. É pesquisador nível IA do CNPq desde 1976, passando a pesquisador emérito a partir de 2007.

Programação completa

Distribuição de trabalhos por salas