Secretária Lúcia Melo encerra seminário de 25 anos da Facepe

Crédito: Wagner Ramos

Crédito: Wagner Ramos

A Secretária Lúcia Melo, encerrou hoje pela manhã  (29/9) o seminário de 25 anos da Facepe com as bases para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco no auditório da Faculdade de Administração da UPE (FCAP-UPE). O documento traz as diretrizes da política de CT&I e será disponibilizado à população na próxima semana. O evento contou ainda com a presença do presidente da Facepe, Abraham Sicsu, o diretor científico da Fundação, Dr. Paulo Cunha, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe -, Dr. Josias Inojosa.

O Plano insere a inovação como estratégia para o desenvolvimento futuro de Pernambuco. Colocar a ciência, tecnologia e Inovação ao alcance de toda população é um dos princípios norteadores na formulação da política. “Nossa orientação está baseada nas demandas da sociedade, governo e empresas, com prospecção permanente de oportunidades de futuro e valorização das especificidades e diversidades regionais”, informou Lúcia Melo destacando que o Plano Estadual de CT&I de Pernambuco pretende contemplar todos os setores econômicos do estado, desde os clusters de futuro, passando pela nova economia (Petróleo, gás, naval e offshore, automotiva e farmacêutica) e setores estratégicos de TIC e industrial criativa, até os segmentos de base da pirâmide social. (informações Secti)

Ainda nesta manhã, a mesa-redonda sobre as “Perspectivas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação” contou com a participação do diretor científico da Facepe, Dr. Paulo Cunha, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe -, Dr. Josias Inojosa. Além do histórico da Instituição e de indicadores sobre a situação da C&T no Nordeste, Paulo Cunha explicou sobre o funcionamento da Fundação e seu crescimento nos últimos anos. Sobre a agenda política de inovação, Josias Inojosa acredita ser importante pensar diferente para o melhoramento dos resultados. “As soluções seriam muito mais fáceis com o apoio científico”, afirmou.

Na ocasião, o presidente da Facepe, Abraham Sicsu, repassou ao público a gratificação com as ideias recebidas e deseja que a potencialidade e os instrumentos que a instituição disponibilizam possam credenciar a contribuição necessária para o desenvolvimento de Pernambuco. O representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Bertotti, abordou a importância para consolidação do sistema nacional de CT&I. “Este caminho já vem sendo percorrido pelo Brasil com muita perseverança para permitir uma orientação na perspectiva de desenvolvimento e da economia. Precisamos entender a necessidade de uma politica econômica que olhe para inclusão e inovação além de conviver com as assimetrias no nosso país”, finalizou.

Crédito: Wagner Ramos

Crédito: Wagner Ramos

Crédito: Wagner Ramos

Crédito: Wagner Ramos