Sai resultado final dos projetos selecionados para o convênio Fiocruz-Facepe

03 de outubro de 2012

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco concluiu o julgamento das propostas ao Edital Facepe 12/2012 de Apoio a Projetos de Pesquisa do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM) – Convênio Fiocruz-Facepe. 15 propostas foram aprovadas após análise da Comissão Avaliadora da Fundação, que recomendou a concessão de quotas de bolsas de pesquisas da modalidade BCT (Bolsa de Cooperação Técnica) aos projetos. Os coordenadores de cada projeto aprovado terão o prazo máximo de 30 dias para implementação da bolsa, contados a partir da publicação deste resultado no Diário Oficial do Estado – DOE.

Estudos relacionados a patologias como filariose, dengue, leishmaniose, lúpus, tuberculose, síndrome coronariana aguda e febre amarela serão apoiados pela Facepe com recursos oriundos da Fiocruz. O convênio dá continuidade à parceria iniciada em 2010 entre a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e a Fundação Oswaldo Cruz, cujo objetivo é apoiar atividades de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas no estado de Pernambuco pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Pelo convênio, a Facepe concede auxílio financeiro – na modalidade Auxílio a Projeto de Pesquisa (APQ) – aos pesquisadores do CPqAM que tenham proposta de projeto selecionada em chamada pública. Os recursos são recebidos da Fiocruz e cabe à Facepe selecionar, acompanhar e avaliar a execução dos projetos apoiados. O valor total do financiamento é de R$ 552 mil, para os exercícios de 2012, 2013 e 2014.

Os recursos da Fiocruz para o convênio são oriundos do seu Programa de Apoio a Áreas Estratégicas em Saúde Pública, estando esta destinação alinhada com a sua missão institucional de contribuir para a melhoria das condições sócio-sanitárias da população nordestina mediante a geração de evidências científicas e tecnológicas indutoras de políticas de saúde.

As etapas do processo de avaliação constaram de análise para enquadramento, realizada por equipe técnica da Facepe; análise por consultores ad hoc, onde foi feita avaliação aprofundada da demanda qualificada, quanto ao mérito e relevância das propostas; análise, julgamento e classificação pelo Comitê Avaliador; e, por fim, o julgamento das propostas que ficou a cargo de representantes da Facepe e da Fiocruz.

Veja aqui a lista com o resultado dos projetos aprovados.