Republicados os resultados finais dos editais PPSUS PE e terceira rodada do PPSUS Rede

Após a conclusão da análise realizada pelo Comitê Gestor do programa PPSUS de Pernambuco, estão sendo republicados hoje pela Facepe os resultados dos Editais PPSUS PE e PPSUS Rede (3a Rodada), com algumas alterações nos valores dos projetos aprovados, as quais foram solicitadas pelos representantes do Ministério da Saúde e do CNPq.

No Edital 08/2013 PPSUS PE resultaram aprovados 27 projetos dentro dos recursos disponíveis no convênio firmado com o CNPq para esta chamada, num montante global de R$ 2.384.644,06. Os proponentes dos projetos aprovados serão convocados proximamente para a assinatura dos respectivos termos de outorga. Outros 12 projetos ficaram em lista de espera. Os pareceres finais sobre as propostas serão enviados a todos os proponentes na próxima segunda-feira (03).

Confira os resultados do Edital 08/2013 PPSUS PE.

Já na 3a Rodada do Edital 13/2012 PPSUS Rede, 15 projetos foram aprovados pelo Comitê Gestor com valor global de R$ 1.372.102,13. Entretanto, antes de firmar os respectivos termos de outorga, a Facepe terá de esperar que o convênio firmado com o CNPq para esta chamada tenha sua vigência prorrogada, a fim de viabilizar a execução dos projetos de pesquisa com a duração prevista no edital, de até 24 meses. Os pareceres finais sobre as propostas serão enviados a todos os proponentes na próxima segunda-feira (03).

Confira os resultados do Edital 13/2012 PPSUS Rede (3a Rodada).

Complementares, esses editais permitirão o desenvolvimento de pesquisas em dois eixos, no caso do PPSUS Rede, e em três temas, no caso do PPSUS Pernambuco. Os eixos são Redes de Cuidado em Saúde – Desafios da Gestão Regionalizada, que terá cinco projetos de instituições de ensino superior como Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE); e Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), da Fiocruz.

O segundo eixo é Doenças Negligenciadas, do Sanar, programa estadual que tem como objetivo enfrentar doenças tropicais endêmicas que atingem a população de baixa renda. Dez projetos se enquadram neste eixo, que inclui doenças como tracoma, doença de chagas, hanseníase, filariose, esquistossomose, geohelmintíases, tuberculose e leishmaniose.

Os três temas induzidos pelo PPSUS Pernambuco são: Vigilância de doenças e riscos à saúde individual e coletiva, que teve um projeto da Fiocruz aprovado; Atenção à saúde, que terá estudos desenvolvidos pela Prefeitura de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife – RMR), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE – Recife), além de projetos da UPE (RMR e Recife), CPqAM e UFPE. O terceiro tema, Inovação Tecnológica em Saúde, é o que conta com maior número de projetos aprovados – 14 ao todo – e que serão desenvolvidos pela UFPE Recife e pelo CPqAM.