Republicado edital PPSUS Rede com cronograma das 2ª e 3ª rodadas estendido

11 de dezembro de 2012


Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em saúde pública no Estado, a Facepe republicou o Edital “Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde PPSUS – Rede” com o cronograma da 2ª e 3ª rodadas estendido.

A iniciativa busca dar oportunidade aos pesquisadores que não foram contemplados na primeira rodada do edital de enviarem seus projetos de pesquisa na área. Na republicação, a data limite para submissão eletrônica das propostas na 2ª rodada é 7 de fevereiro de 2013, e a da 3ª, 19 de julho do ano que vem.

O Edital 13/2012 é uma parceria da Facepe, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ministério da Saúde (MS) e CNPq, e tem o objetivo de apoiar atividades de pesquisa, mediante o aporte de recursos financeiros na ordem de quase R$ 6 milhões para as três rodadas. Na primeira rodada, cujo resultado foi divulgado nesta segunda-feira (10), foram aprovados 14 projetos, que receberão um investimento de mais de R$ 1,22 milhão.

O edital - Visando contribuir para o incremento científico e tecnológico em saúde no País e para a redução das desigualdades regionais nesse campo, o Ministério da Saúde – MS, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Decit/SCTIE/MS, vem desenvolvendo atividades de fomento descentralizado à pesquisa nos estados da federação, por meio do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS.

O objetivo geral do Programa é apoiar o desenvolvimento de pesquisas que visem contribuir para resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde. O PPSUS envolve parcerias no âmbito federal e estadual. No nível federal participam o Ministério da Saúde, por meio do Decit, que é o coordenador nacional do Programa, e o CNPq, que é a instituição responsável pelo gerenciamento técnico-administrativo do PPSUS em nível nacional. Na esfera estadual operacionalizam e cofinanciam o programa a Facepe e a Secretaria Estadual de Saúde – SES.

Nesta 5ª edição do PPSUS, serão apoiados projetos em dois Eixos Temáticos. O primeiro, definido pelo MS, orienta o programa para apoiar pesquisas em subtemas bem definidos na área de gestão em saúde, a fim de subsidiar a organização de redes regionais de atenção à saúde. No segundo eixo, definido pela SES, serão apoiadas pesquisas nas linhas de interesse do SANAR – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas.