Relatório de Gestão 2021 Facepe

O ano de 2021 foi tão desafiador quanto gratificante por ser o marco histórico global da importância da Ciência para a existência da humanidade e seu avanço enquanto civilização. Apesar dos negacionismos, a vacinação em várias partes do mundo salvou centenas de milhões de vidas, permitindo o retorno seguro de várias atividades laborais. E foi a tecnologia que garantiu a manutenção de inúmeras atividades essenciais para o funcionamento da sociedade.

Nada disso seria possível sem investimentos em Pesquisa, fomento à Ciência e incentivo à Inovação. A FACEPE tem consciência da sua responsabilidade na contribuição do desenvolvimento socioeconômico do Estado. Em 2021, tivemos um orçamento recorde de 78 milhões de reais. Estes recursos que foram aplicados em 5.958 projetos de áreas estratégicas como capital humano de alto nível, estudos e pesquisas em CT&I de temas prioritários para Pernambuco ou sem restrição temática.

Acreditamos que o desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco passa, necessariamente, pelo incentivo dessas ações em todas as regiões do Estado. Um exemplo disso é ação estratégica Ciência nas Prefeituras do Interior, que tem o intuito de possibilitar aos municípios a resolução de problemas locais, tornando-os objeto de dissertações desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação e permitindo que pesquisadores (mestrandos e seus orientadores) desenvolvam estratégias junto com Poder Executivo Municipal para resolver desafios da administração pública.

A divulgação científica se consolidou como política adotada pela FACEPE. A revista institucional intitulada Inovação e Desenvolvimento chega a sua sétima edição com a implantação de uma plataforma digital própria, o que a credenciará a obter certificados nacionais de normas técnicas.

Investir em pesquisa é olhar para o futuro e passa também pelo incentivo a quem está começando a carreira. O Auxílio a Projeto de Pesquisa à Jovens Pesquisadores é um programa lançado para apoiar jovens pesquisadores de até sete anos de doutorado. Neste edital foram aprovados 121 projetos com vigência de 24 meses no valor total de R$ 5 milhões pagos para capital e custeio, além de bolsas para técnicos ou de iniciação científica.

Outra ação que merece destaque em 2021 foram as políticas públicas visando facilitar o acesso dos pesquisadores e da sociedade aos laboratórios multiusuários, de modo a ampliar os benefícios dessas estruturas, equipamentos e acervos para pesquisa e serviços tecnológicos em Pernambuco. Este edital tem como critério principal do laboratório ser utilizado por vários grupos de pesquisa e atender a um setor produtivo daquela área de conhecimento, aproximando as academias com a indústria. Neste edital foram investidos R$ 11 milhões com recursos do Governo de Pernambuco.

Além disso ampliamos nossas ações em apoio à inovação com novos editais para as Empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) de Pernambuco. Criamos a bolsa de fomento à inovação, e vários editais específicos para parcerias das academias com o setor empresarial (comércio e indústria de alta tecnologia). Neste relatório de gestão, estão apresentados os programas vigentes e seus principais resultados do ano de 2021. Além disso será possível constatar vários editais voltados à redução das desigualdades sociais, incluindo as questões econômicas, de gênero e raça, lançados de forma pioneira, mas com muita aderência aos problemas atuais da sociedade.

Clique abaixo para ver o relatório completo:

FACEPE – Relatório de Atividades 2021 (2)