Prorrogado prazo de submissão eletrônica das propostas do Edital de Monitoria em Divulgação Científica

Recife, 31 de agosto de 2012.

A Diretoria da Facepe resolveu prorrogar o prazo de submissão eletrônica das propostas do Edital “Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica nos Museus e Centros de Ciência de Pernambuco Facepe – Sectec” (Edital 14/2012) até o dia 10 de setembro próximo. A decisão deve-se ao grande interesse dos pesquisadores em apresentar propostas. A documentação impressa complementar obrigatória deverá ser entregue na Facepe, situada à Rua Benfica, 150, no Bairro da Madalena (Zona Oeste do Recife) –  até as 17h do dia 11 de setembro.

O edital é uma parceria da Fundação com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Através dele, a Facepe e a Sectec convidam os Centros e Museus de Ciência, vinculados a Instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de Pernambuco, federais, estaduais ou municipais que realizem exposições e outras atividades de divulgação e difusão das ciências, a apresentarem propostas visando à sua qualificação para obtenção de apoio a atividades de monitoria, na forma de quotas de bolsas da modalidade Bolsa de Cooperação Técnica (BCT).
A iniciativa busca apoiar atividades de monitoria em divulgação científica que propiciem a instalação e o fortalecimento de espaços científico-culturais, como centros e museus de ciência, planetários, jardins zoobotânicos, parques de ciência e instituições similares, visando a promover a expansão e a melhoria de suas ações, tendo como finalidade aprimorar a divulgação e popularização da cultura científico-tecnológica junto à sociedade e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino das ciências.
A popularização da C&T é imprescindível para a melhoria de qualidade da formação educacional e para a cidadania na era do conhecimento. No entanto, é ainda limitado o número de espaços dedicados à divulgação científica e tecnológica no Estado. Iniciativas recentes, como a criação de espaços científico-culturais e o apoio do MCT, da Sectec e da Facepe a projetos de divulgação científica, além de uma presença maior da ciência na mídia, precisam ser reforçadas e ampliadas.
Os espaços científico-culturais, especialmente aqueles com características interativas, são relativamente poucos, apresentam distribuição muito desigual no nosso território e têm ainda pequena capacidade para promover a divulgação científica em grande escala. Enquanto em países desenvolvidos os centros e museus de C&T são frequentados por parcela significativa da população, no Brasil a visitação média exibe números ainda muito baixos – cerca de 4% da população visita alguma destas instituições uma vez por ano, além de persistirem fortes desigualdades regionais e sociais em sua distribuição.
Por outro lado, muitos espaços científico-culturais não desenvolvem atividades interativas ou estimuladoras da criatividade, da observação científica e da experimentação destinadas aos jovens. Além das atividades de divulgação para o público geral, tais instituições podem ter um papel importante no desenvolvimento de ações que contribuam para a melhoria do ensino de ciências nas escolas.

Com recursos da Sectec, a Facepe já oferece bolsas de cooperação técnica para apoiar atividades permanentes de monitoria para o funcionamento das exposições e outras atividades de divulgação científica realizadas no Espaço Ciência, órgão vinculado à própria Sectec. Considerando que existem outros museus e centros de ciência no Estado e que, além disso, existe o interesse em expandir essa atividade com a implantação de novos espaços dessa natureza, a Sectec decidiu ampliar essa oferta, mediante o lançamento deste edital.

Clique aqui para acessar o edital