Projetos de pesquisa de doutorado são apoiados pela Facepe e instituição parceira

07 de outubro de 2012 

Dois projetos de pesquisa de doutorado aprovados pela Facepe no edital 11/2012 (Concessão de Bolsas de Pós-graduação stricto sensu – 2º semestre/2012) serão apoiados pela Fundação, com recursos adicionais da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco (Seplag).

O edital proporciona alocação de recursos adicionais por parte de empresas, institutos de pesquisa, instituições de educação superior, fundações universitárias, organizações não-governamentais e outras entidades interessadas em apoiar projetos de dissertação ou tese em áreas/temas específicos. A Seplag mostrou, então, o seu interesse pela complementação do financiamento.

Dois projetos foram, assim, selecionados pela Secretaria, após avaliação por mérito da Facepe: Implantação de Empreendimentos Industriais Estruturadores no Estado de Pernambuco e a Integração de Empresas Estrangeiras nas suas Cadeias de Suprimentos, orientado pelo pesquisador Marcos André Mendes Primo; e Limites e Possibilidades da Participação Social na Segurança Pública, sob a orientação de José Luiz de Amorim Ratton Júnior. Os dois projetos são da área de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), respectivamente.

A chamada tem por objetivo ampliar a oferta de bolsas de pós-graduação (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado) para o atendimento à formação de recursos humanos qualificados, com ênfase em áreas de interesse estratégico para o desenvolvimento do estado de Pernambuco, bem como na consolidação de cursos novos e na interiorização das atividades de pesquisa.

Os temas de pesquisa sugeridos pela Seplag foram Políticas Públicas, Gestão Orçamentária e Financeira na Administração Pública, Estudos sobre a Gestão de Pessoas na Administração Pública, Políticas Públicas e Qualidade de Vida, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade.

Os valores complementares financiados pela Seplag serão de R$ 900,00, somados aos R$ 2.440 oriundos da Facepe. Dos 37 projetos que postularam a complementação, o comitê gestor da Seplag avaliou 26 aprovados por mérito pela Facepe. Os dois projetos de doutorado escolhidos têm vigência máxima de 48 meses, contados a partir de agosto de 2012. Os projetos aprovados deverão ter seus respectivos bolsistas indicados pelo coordenador do PPG no sistema AgilFAP, a partir do dia 15 de outubro.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que também oportunizou complementação, não enquadrou nenhum dos 6 projetos apresentados pela Facepe.

 Clique aqui para acessar o resultado