Projeto de Pesquisa Científica financiado pela Facepe é publicado na revista Nature (Scientific Reports).

Projeto de Pesquisa Científica financiado pela Facepe é publicado na revista Nature - card4

 

Diogo Paes da Costa, sob a supervisão da professora Erika Valente de Medeiros, pesquisadores da UFAPE, publicaram um artigo na prestigiada revista britânica Nature (Scientific Reports) sobre seu projeto financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), com suporte financeiro proveniente do edital 27/2022 do Programa de Fixação de Jovens Doutores.

Intitulado “Soil fertility impact on recruitment and diversity of the soil microbiome in sub-humid tropical pastures in Northeastern Brazil” ou “Impacto da Fertilidade do Solo no Recrutamento e Diversidade do Microbioma do Solo em Pastagens Subúmidas Tropicais no Nordeste do Brasil” (em tradução livre), o trabalho aborda o caminho para compreender como a fertilidade do solo influencia a diversidade e o recrutamento do microbioma do solo em pastagens tropicais subúmidas no Nordeste do Brasil.

A pesquisa contou ainda com a participação ativa de alunos de graduação em Agronomia, do Programa de Pós-Graduação em Produção Agrícola, e outros pós-doutores da UFAPE, com bolsas financiadas pela FACEPE. A colaboração se estendeu a pesquisadores da UFPI, UFC e USP, demonstrando a força da cooperação científica nacional.

Segundo Diogo Paes da Costa, “a importância da FACEPE na interiorização de pesquisas de alta qualidade é inestimável. As bolsas e os financiamentos dos projetos fornecidos pela fundação são cruciais para a formação de recursos humanos de alta qualidade, possibilitando que pesquisadores e estudantes de regiões menos centrais do Brasil tenham acesso a oportunidades de pesquisa e desenvolvimento científico de ponta.”

Para a orientadora Erika Valente de Medeiros, “este apoio financeiro é fundamental para superar barreiras geográficas e econômicas, promovendo a excelência científica e a inovação em todo o país. Este estudo não apenas coloca a UFAPE e seus colaboradores no mapa global da pesquisa científica, mas também destaca a importância da ciência brasileira no cenário mundial. A descoberta abre novas portas para o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis no Brasil e em todo o mundo, prometendo um futuro mais verde e produtivo para as próximas gerações.”

Acesse o artigo no link e confira o resultado dessa produção que reforça a força da produção acadêmica regional.