Fórum Nacional do Confap e Consecti, em Recife, promove debate sobre novo código nacional da ciência

Recife, sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) juntamente com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) promove mais um Fórum Nacional com o intuito de discutir o andamento de medidas para o setor assim como seus prováveis rumos.

A capital pernambucana, Recife, será a sede do próximo encontro, que ocorre nos dias 22 e 23 de julho e reúne as principais autoridades do país na área de CT&I. O evento integra um dos principais eventos científicos do Brasil, a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 21 a 26 de julho, o que contribui para o enriquecimento da troca de informações entre os pesquisadores participantes.

Segundo o presidente do Confap, professor Sergio Gargioni, o Fórum Nacional, com sua periodicidade constante, já se transformou em um compromisso regular, que permite a continuidade e evolução dos debates envolvendo a ciência, tecnologia e inovação. “A tônica dos fóruns vem sendo a continuidade das discussões sobre assuntos prioritários para o desenvolvimento da CT&I e diálogo contínuo entre a parceria essencial de fundações de amparo à pesquisa e as agências nacionais”, disse.

O que contribui decisivamente para a evolução dos debates é a presença das principais autoridades da área de CT&I do país, de acordo com o presidente do Confap. Confirmaram presença no fórum o ministro Marco Antônio Raupp; os presidentes das Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado e da Câmara, respectivamente, Zezé Perrela e Bruno Araújo; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; e os presidentes da Capes, Jorge Almeida Guimarães; da Finep Glauco Arbix; e do CNPq, Glaucius Oliva.

Outro ponto alto do encontro, como reforça Sergio Gargioni, será o debate sobre o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que contará com a participação do presidente da Comissão Especial sobre o Código, deputado Gabriel Chalita, e do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Rodrigues Elias. “O debate sobre a atual situação e rumos do código será realizado no primeiro dia do fórum, na segunda-feira (22), e acredito que será um encontro bastante produtivo”.

O lançamento do Tecnova, a avaliação de programas conjuntos entre CNPq e Faps, a análise da possibilidade de relacionamento entre INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e Faps, e os debates sobre acordos de cooperação entre Brasil e Alemanha também serão temas de relevo durante o Fórum Nacional, como destacou Sergio Gargioni.

Acesse a programação completa aqui.