Facepe vai conceder 180 bolsas de estudo para universitários egressos da rede pública de ensino

90 são para o primeiro semestre de 2014, e as outras 90 para o segundo. As bolsas têm o valor mensal de R$ 300,00

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) concluiu o processo de avaliação das propostas ao edital do Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), destinado a estudantes universitários do 1º ano, egressos da rede pública de ensino. O edital, aberto a Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) do Estado, federais ou estaduais, aprovou a concessão de 180 bolsas de estudos para o ano de 2014, sendo 90 para o primeiro semestre e 90 para o segundo.

Foram aprovados projetos submetidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que receberá uma quota de 36 bolsas; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que terá quota de 100 bolsas; Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), contemplada com uma quota de 16 bolsas; e Instituto Federal Pernambuco (IFPE), com quota de 28 bolsas.

Desde sua implantação, o Programa de Concessão de Bolsas de Incentivo Acadêmico da Facepe tem apoiado fortemente as IES pernambucanas na promoção da permanência no primeiro ano de vida acadêmica dos seus melhores alunos vindos da rede pública. Observa-se uma boa evolução no número de bolsas concedidas.

A UFPE, por exemplo, em 2008, recebeu 63 bolsas, passando a 100, em 2013. A UFRPE começou no Programa com 29 bolsas, passando a 35 no ano de 2009. Nos anos seguintes teve uma ligeira queda, mas retomou o fôlego em 2013. A Univasf, que não submetia propostas desde 2010, este ano terá 16 alunos beneficiados. O IFPE submeteu propostas a partir de 2009 e vem mantendo uma média de 28 bolsistas. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) participou do programa em 2011 e 2012, mas em 2013 não submeteu propostas.  A Universidade de Pernambuco (UPE), que chegou a ter 50 bolsistas em 2010, para o edital BIA Edição 2013 não apresentou propostas.

O objetivo do Programa Bia da Facepe é incentivar a adaptação à vida acadêmica e inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão de alunos egressos da rede pública de ensino que obtiveram as melhores classificações nos exames vestibulares das IES pernambucanas, federais ou estaduais, buscando evitar que, por carência de recursos financeiros, estes alunos abandonem os cursos ainda no primeiro ano de estudo.

Os alunos beneficiados receberão bolsas no valor de R$ 300,00 e deverão assumir o compromisso de dedicar pelo menos 12 horas semanais às atividades de pesquisa ou extensão

Baixe o resultado