Facepe e Secretaria da Mulher avaliam programa de Pesquisas para Políticas Públicas sobre Gravidez na Adolescência

27 de março de 2013

O diretor-presidente da Facepe, Diogo A. Simões, e o diretor-científico, Arnóbio Gama, participaram, na manhã desta quarta-feira, em um hotel na Zona Sul do Recife, do Seminário Final de Avaliação do edital para Estudos e Pesquisas para Políticas Públicas Estaduais – Gravidez na Adolescência (Edital 03/2010).

Realizado em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, durante o encontro 5 projetos apoiados pela Facepe foram apresentados aos participantes. A ideia é que os resultados das pesquisas contribuam na elaboração de políticas públicas para atendimento a esse segmento da população pernambucana.

O Edital teve o objetivo de apoiar atividades de pesquisa científica, concedendo apoio financeiro a projetos que visem subsidiar a formulação, a avaliação e a orientação de políticas públicas relacionadas à Gravidez na Adolescência, em temas específicos de interesse prioritário para entidades da Administração Pública Estadual.

“Minha sensação pessoal é que nós aprendemos muito com este programa e é bom fazer a constatação de que existe na instituições locais uma perspectiva de produção de conhecimento de altíssima qualidade, estando elas, portanto, aptas a instruir e fundamentar a formulação de políticas muito pertinentes a partir do momento em que aproveitamos toda a qualidade e a riqueza do que se produziu aqui”, assegura Diogo Simões.  

Durante o seminário, foram apresentados os resultados de estudos nos seguintes temas: Gravidez na Adolescência: Percepções de diferentes atores sociais, pela pesquisadora Alessandra Ramos Castanha (UFPE); Significados e práticas relacionadas à gravidez na adolescência em diferentes redes de convívio e apoio, por Karla Galvão Adrião (UFPE); Aspectos epidemiológicos das gestações em adolescentes no estado de Pernambuco e estudo de corte em gestantes de 10 a 19 anos na cidade de Petrolina, por João Guilherme Bezerra Alves (IMIP); Três polos de desenvolvimento e a vida sexual e reprodutiva de mulheres jovens, por Russell Parry  Scott (UFPE); e Avaliação da gravidez na adolescência entre jovens da microrregião do médio e alto Capibaribe em Pernambuco, pelo pesquisador Anísio Francisco Soares (UFRPE).

A secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, que abriu o encontro, revelou a importância da parceria com a Facepe para os estudos realizados. “Essa parceria começou com o edital para o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, seleção pública destinada a premiar trabalhos sobre as dimensões de classe social, raça, etnia e geração das mulheres em Pernambuco, que chega este ano a sua VIª edição. E importante, também, é o contato com os pesquisadores, que foram atores essenciais na orientação do programa”. 

Neste seminário final houve um diferencial em relação ao parcial, realizado anteriormente. É que dele fizeram parte avaliadores da Facepe e da própria Secretaria da Mulher, segundo a gestora em C & T da Facepe, Sandra Naoko. “Um dos pontos fortes que observamos nesta avaliação final foi a possibilidade de implantação de políticas públicas com embasamento científico, já que a parceria da Secretaria da Mulher e Facepe envolve dois segmentos importantes: o de gestores e o acadêmico”, pontua.

Confira o álbum de fotos e vídeos na página da Facepe no Facebook.