Recife sedia encontro preparatório para o Fórum Mundial da Ciência

04 de abril de 2013

A cidade do Recife vai sediar o 5º encontro preparatório para o Fórum Mundial da Ciência (FMC), nos dias 15 e 16 de abril, na sede do Campus Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – Nordeste, na Cidade Universitária. O encontro antecede o evento internacional marcado para novembro, no Rio de Janeiro – a ser realizado pela primeira vez fora da Europa.

Pela importância do Fórum Mundial, a comissão executiva nacional – composta por 12 entidades que compõem o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – decidiu organizar sete debates regionais, em diferentes capitais, para discutir questões relacionadas aos principais desafios da ciência no século XXI. Desde agosto do ano passado, foram realizados quatro encontros, em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Salvador. Em maio acontece mais um encontro preparatório, desta vez em Porto Alegre; e em julho, a cidade de Brasília sedia o último dos encontros antes do FMC no Rio.

A edição 2013 do Fórum Mundial de Ciência terá como tema central “Ciência para o Desenvolvimento Global”. Quatro temas transversais são, porém, comuns nos 7 Encontros:  Educação em ciência; Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social; Ética na ciência; Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O Encontro do Recife

O 5º Encontro Preparatório, que será realizado em Recife, tem como tema central “Oceanos, Clima e Desenvolvimento”, com ênfase na identificação das contribuições científicas para a compreensão dos fenômenos globais, para o enfrentamento e a adaptação às possíveis mudanças climáticas anunciadas e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das populações a elas submetidas. O encontro contará, na abertura, com a conferência “Ciência e Tecnologia como Política de Estado” do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Sergio Rezende.

Como é sabido, temos assistido nas últimas décadas a um aumento significativo de estudos do comportamento do clima do planeta, com a constatação, cada vez maior, da importância dos oceanos nas variabilidades e possíveis mudanças do equilíbrio climático. Ao mesmo tempo, tendo em vista as dimensões continentais do Brasil e a diversidade de regimes climáticos e de biomas associados, fica evidente o potencial de contribuição do País para o entendimento das mudanças climáticas regionais (e globais).

Ao final dos debates de âmbito nacional, ocorridos durante os sete encontros preparatórios, sobre o papel da ciência no desenvolvimento global sustentável, os organizadores pretendem consolidar as proposições e principais conclusões em um documento que será divulgado antes da realização da reunião internacional no Rio de Janeiro.

Para o encontro estão previstas as participações de palestrantes internacionais, de especialistas na área climática e de representantes de instituições científicas e tecnológicas do Nordeste e de outras localidades do País. É interessante observar que o 5º Encontro Preparatório do Recife não tem caráter de congresso científico, no qual pesquisadores divulgam o conteúdo e os avanços de suas respectivas atividades. O perfil do encontro privilegiará discussões sobre aspectos relacionados a desenvolvimento, a necessidade de tomadas de decisões e soluções para reflexos deste no meio ambiente.

O 5º Encontro é organizado pela Representação Regional Nordeste do MCTI (ReNE/MCTI), Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Sectec) e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

O Fórum Mundial da Ciência, no Rio

Essa é a primeira vez em que o Fórum Mundial da Ciência (World Science Forum – WSF), que ocorre a cada dois anos, terá lugar fora da Hungria. O encontro será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, deste ano, no Rio de Janeiro.

O Fórum é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o International Council for Science (ICS), a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Science for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Para sua organização o Fórum conta com a Comissão Executiva Nacional do Fórum Mundial de Ciência 2013, criada no final de 2011, formada por representantes de 12 entidades do setor de C, T & I (MCTI, ABC, SBPC, MRE, MEC-CAPES, CNPq, FINEP, CGEE, ANDIFES, CONSECTI, CONFAP e Escritório da UNESCO no Brasil), que tem como missão a preparação, programação temática e coordenação institucional do Fórum.

Serviço

5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial da Ciência (FMC)

15 e 16 de abril, das 9h às 18h

Campus Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – Nordeste (Av. Prof. Luís Freire, 01 | Cidade Universitária, Recife-PE)

Confira a programação completa no blog do evento e na página do facebook: