Facepe divulga resultado do edital de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS Rede

10 de novembro de 2012


Projetos de pesquisa para o SUS serão financiados por meio de parceria da Facepe, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde e CNPq, em 2013. O resultado da primeira rodada do Edital 13/2012 (PPSUS/Rede) já está disponível e terá um investimento de mais de R$ 1,22 milhão para esta primeira rodada.

Dos 35 projetos submetidos a análise, 14 foram recomendados por um comitê de especialistas indicado pela Facepe e pelo MS. Nove propostas enquadram-se no eixo “Redes de Cuidado em Saúde – Desafios da Gestão Regionalizada”, e cinco no eixo “Doenças Negligenciadas – Programa Sanar”, ambos propostos no edital. Foram contempladas instituições sediadas em Pernambuco, como Fiocruz, Fundaj, UFPE, Imip e UPE.

Um inquérito, do tipo “baseline”, em saúde, nutrição e serviços assistenciais numa população favelada do Recife, é o estudo proposto pelo Imip. Pesquisadores da UPE vão realizar pesquisas em gerencialismo na gestão do consórcio público intermunicipal de saúde do sertão do Araripe pernambucano; cuidado de mulheres portadoras de câncer de mama e de colo de útero na rede de serviços de saúde do Estado; e Redes Integradas de Saúde orientadas pelas equipes de saúde da família.

Pesquisadores da Universidade Federal vão realizar estudos avaliativos da qualidade de vida e associação entre herpes vírus HSV1, HSV2, CMV e mucosite oral em crianças e adolescentes diagnosticados com câncer, além de pesquisas sobre o atendimento público a vítimas de acidentes com motocicletas, além de estudos sobre as competências e saberes da formação acadêmica das profissões envolvidas no NASF do Recife.

Pesquisadora da Fundaj fará estudo sobre a implantação da vigilância do óbito infantil no Recife, enquanto o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fiocruz, fará análise da implementação da Política de Gestão do Trabalho na Saúde na capital pernambucana.

No Eixo “Doenças Negligenciadas”, os cinco projetos recomendados foram propostos por pesquisadores da Fiocruz. Serão estudos sobre hanseníase; filariose – na Região Metropolitana do Recife, nos municípios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Paulista e São Lourenço da Mata; e pesquisas sobre óbitos por esquistossomose ocorridos em residentes na cidade do Recife; entre outros.

O edital - Visando contribuir para o incremento científico e tecnológico em saúde no País e para a redução das desigualdades regionais nesse campo, o Ministério da Saúde – MS, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Decit/SCTIE/MS, vem desenvolvendo atividades de fomento descentralizado à pesquisa nos estados da federação, por meio do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS.

O objetivo geral do Programa é apoiar o desenvolvimento de pesquisas que visem contribuir para resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde. O PPSUS envolve parcerias no âmbito federal e estadual. No nível federal participam o Ministério da Saúde, por meio do Decit, que é o coordenador nacional do Programa, e o CNPq, que é a instituição responsável pelo gerenciamento técnico-administrativo do PPSUS em nível nacional. Na esfera estadual operacionalizam e cofinanciam o programa a FACEPE e a Secretaria Estadual de Saúde – SES.

Assim, o Edital 13/2012 tem o objetivo de apoiar atividades de pesquisa, mediante o aporte de recursos financeiros a projetos que visem promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em gestão de saúde e em temas prioritários para o estado de Pernambuco.

A Facepe informa que os proponentes que não foram contemplados nesta primeira rodada poderão submeter propostas nas duas próximas. Nesta terça-feira (11), a Fundação divulgará o edital com novo cronograma para submissão de propostas para 2a e 3a rodadas.