Facepe divulga resultado de edital de cooperação internacional para apoio a projetos em TICs

Após a avaliação realizada de acordo com os procedimentos e os critérios indicados no Edital Facepe 06/2013 – Cooperação Internacional Faps/INRIA/CNRS, não houve propostas aprovadas simultaneamente pelos parceiros Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe, Institut National de Recherche en Informatique et Automatique – INRIA e Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS, condição necessária para a aprovação final, segundo os termos da chamada de propostas.
 
Todos os proponentes pernambucanos receberão nos próximos dias correspondência da Facepe com os pareceres que fundamentaram a análise. As agências parceiras francesas farão o equivalente com seus respectivos proponentes.
 
A despeito de não ter havido projetos pernambucanos aprovados, a chamada de propostas de pesquisa colaborativa em parceria com o INRIA e o CNRS foi um sucesso. Oito projetos brasileiros foram aprovados, envolvendo equipes principais de pesquisadores dos estados do Ceará (1), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (3) e São Paulo (1), além de equipes orbitais do Rio Grande do Sul (2), o que totaliza 10 equipes brasileiras participando da cooperação internacional com equipes francesas em tecnologias da informação e da comunicação.
 
O Edital de Cooperação Internacional Faps/INRIA/CNRS uniu a Facepe, outras oito fundações brasileiras de apoio à pesquisa e as duas instituições francesas para recepção de projetos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs).
 
A chamada teve o objetivo de apoiar, de forma complementar, o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, de grande impacto, financiando atividades de cooperação entre pesquisadores de Pernambuco e de outros estados brasileiros, com pesquisadores do INRIA e CNRS.
 
As áreas de pesquisa em TICs de interesse do Edital incluiam, em particular, o tratamento da informação; a comunicação e o armazenamento da informação; o tratamento de sinais, dos dados e dos conhecimentos; a modelagem e a simulação; as tecnologias de hardware e software; a concepção, a verificação e a otimização de componentes de software; a concepção, o comando e o controle de sistemas complexos; e as interfaces homem-máquina.
 
Estímulo à pesquisa em cooperação – No âmbito de acordos firmados com outras agências de fomento do Brasil e do Exterior, a Facepe tem buscado ampliar a participação de pesquisadores de Pernambuco em atividades de cooperação científica, mediante o apoio ao intercâmbio de pesquisadores e/ou o co-financiamento de projetos de pesquisa cooperativa de classe mundial, elaborados e desenvolvidos por grupos de pesquisa de Pernambuco e de outros centros do País ou do Exterior.
 
Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Agence Nationale de La Recherche (França), por exemplo, são financiadas pesquisas cooperativas relacionadas à mudança global e à microbiologia-imunologia. Com o Massachusetts Institute of Technology (MIT – EUA), há intercâmbio em qualquer área do conhecimento.
 
A Facepe também auxilia a mobilidade de alunos de pós-graduação para estágios em centros de pesquisa fora do Estado.
 
Baixe o resultado