Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da UFPE é uma das vencedoras do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2013

Foto: divulgação
 031220131366 640x360

A doutoranda em engenharia elétrica da Universidade Federal de Pernambuco, Marilú Gomes, foi uma das vencedoras do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2013. Ela ficou com o primeiro lugar na categoria melhor trabalho publicado devido ao artigo científico sobre o “Sistema de aquisição e processamento de ovitrampas para o combate à dengue”, publicado em 2012 na Revista Brasileira de Engenharia Biomédica. Marilú é orientanda do Prof. Marco Aurélio Benedetti Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPE. O trabalho também ganhou o premio Cândido Pinto de Melo, da Sociedade Brasileira de Engenhara Biomédica, além do reconhecimento dos pesquisadores na área de Engenharia Biomédica no Brasil.

  • O sistema desenvolvido pela cientista e que gerou o artigo que a premiou, tem a função de digitalizar e contabilizar ovos do mosquito da dengue, com o intuito de identificar as regiões que estão com maior foco do transmissor da doença. A ideia para a criação da ferramenta surgiu pela necessidade de agilizar o processo realizado pelos agentes de saúde de Secretaria de Saúde, através do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Entre agosto de 2007 e julho de 2008, Marilú foi bolsista de Iniciação Científica da Facepe, sob a orientação do Professor Renato Evangelista de Araujo, quando ainda cursava Engenharia Biomédica na UFPE.
  • PIBIC – A Facepe possui um programa próprio de bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação de todas as instituições de ensino superior do Estado: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que concede bolsas com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação visando ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento.
  • Atualmente as bolsas BIC são de R$ 400,00 mensais, e os selecionados expõem os resultados parciais ou finais da pesquisa na Jornada Anual de Iniciação Científica da Facepe.
  • O PIBIC pontua os orientadores que atuam como tutores dos projetos institucionais do Programa BIA/Facepe (Bolsas de Iniciação Acadêmica oferecidas pela Fundação para alunos egressos do ensino médio de escolas públicas que obtiveram boa classificação no vestibular) com o intuito de premiar sua disponibilidade em aceitar esses alunos.