Edital PPSUS Rede receberá propostas de pesquisas em Leishmanioses

02 de Janeiro de 2013 

O Edital “Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde PPSUS – Rede” incluiu mais uma possibilidade de pesquisa no Eixo Temático “Doenças Negligenciadas – Programa Sanar”. A partir de agora, serão aceitas propostas de pesquisa em Leishmanioses.

São três linhas de pesquisa oferecidas. A primeira é sobre aspectos eco-epidemiológicos dos vetores e reservatórios e aspectos relacionados à transmissão da leishmaniose tegumentar e/ou visceral em Pernambuco. A segunda e a terceira linhas receberão propostas de estudos, respectivamente, da prevalência das doenças em humanos no Estado e pesquisas sobre aspectos clínicos e sorológicos da leishmaniose em cães e sua contribuição na disseminação entre a população humana.

O Edital 13/2012 teve o cronograma da 2ª e 3ª rodadas estendido. A iniciativa busca dar oportunidade aos pesquisadores que não foram contemplados na primeira rodada, de enviarem seus projetos de pesquisa na área. A data limite para submissão eletrônica das propostas na 2ª rodada é 7 de fevereiro, e a da 3ª, 19 de julho deste ano.

As propostas de projetos de pesquisa devem ser encaminhadas via Internet ao Sistema Informatizado do PPSUS do Ministério da Saúde (http://portal2.saude.gov.br/sisct/), por intermédio do preenchimento e envio do Formulário de Propostas Online, disponível na página do Ministério da Saúde, no endereço http://portal2.saude.gov.br/sisct/, a partir da data indicada no subitem 1.3 (CRONOGRAMA) do REGULAMENTO do edital. Além do envio do Formulário Online, a submissão da proposta requer também a entrega de Documentação Complementar impressa.

A chamada pública é uma parceria da Facepe, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ministério da Saúde (MS) e CNPq, e tem o objetivo de apoiar atividades de pesquisa com recursos financeiros na ordem de quase R$ 6 milhões, para as três rodadas. Na primeira, foram aprovados 14 projetos, que receberão um investimento de mais de R$ 1,22 milhão.

Os projetos foram recomendados por um comitê de especialistas indicado pela Facepe e pelo MS. Nove propostas enquadram-se no eixo “Redes de Cuidado em Saúde – Desafios da Gestão Regionalizada”, e cinco no eixo “Doenças Negligenciadas – Programa Sanar”, ambos propostos no edital. Foram contempladas instituições sediadas em Pernambuco, como Fiocruz, Fundaj, UFPE, Imip e UPE.

Confira o edital na íntegra.