Editais APQ e Multiusuários recebem mais de 650 propostas

 

A edição 2014 dos editais de Auxílio a Projetos de Pesquisa – APQ/FACEPE e Apoio à Disponibilização para a Pesquisa de Laboratórios Multiusuários e de Acervos de Interesse Científico – MULTIUSUÁRIOS/FACEPE receberam um grande número de propostas de pesquisadores. Ao todo foram 658 submissões de projetos em todas as áreas do conhecimento.

O APQ teve 138 submissões em ciências agrárias, 137 em biológicas, 86 em ciências da saúde, 82 em exatas, 71 em sociais e aplicadas e 56 em engenharias, perfazendo um total de 570 propostas. Foram submetidos projetos de instituições como Embrapa, Ipa, UFPE, UFRPE, Univasf, Itep, Aces, Cetene, Cnem, CPqAM/Fiocruz, CESAR, CRCN, Fundaj, IAUPE, IFPE, Imip, SSPE, Unicap e UPE.

Com edições bianuais, o Edital de Auxílio a Projetos de Pesquisa – APQ/FACEPE apoia a pesquisa científica, tecnológica e de inovação visando à expansão e consolidação de competências estaduais e ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em todas as áreas, sem indução a temas específicos. Somente para este edital a FACEPE está disponibilizando R$ 10 milhões.

Já o edital Multiusuários recebeu um total de 88 propostas de projetos sendo 04 em agrárias, 15 em biológicas, 15 em ciências da saúde, 18 em exatas, 27 em sociais e aplicadas e 09 em engenharias. As instituições proponentes foram o Instituto Ricardo Brennand, AESA, Apeje, IAHGP, além daquelas já descritas acima, excetuando-se o CRCN e o CESAR. 

O Edital de Apoio à Disponibilização para a Pesquisa de Laboratórios Multiusuários e de Acervos de Interesse Científico – MULTIUSUÁRIOS/FACEPE tem como objetivo incentivar e apoiar projetos de implantação, recuperação, conservação e disponibilização de laboratórios multiusuários ou de acervos de interesse científico visando a ampliar a sua disponibilidade e acessibilidade por pesquisadores em geral, e maximizar os benefícios dessas estruturas, equipamentos e acervos para a geração de conhecimento no estado de Pernambuco.  Para o Multiusuários a Facepe disponibiliza um total de R$ 6 milhões.

Todos os projetos submetidos aos dois editais passarão agora pelas quatro fases de avaliação: análise pela Área Técnica da FACEPE (Enquadramento); análise por consultores ad hoc; Análise, julgamento e classificação pelo Comitê de Julgamento; e, por fim, análise pela Diretoria da FACEPE.