Cooperação internacional é o foco do CONFAP no segundo dia de seu Fórum Nacional

 

O Fórum Nacional do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) aconteceu nesta segunda e terça-feira (17 e 18), em Belo Horizonte, com a inauguração das novas instalações da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas gerais).

O chefe do Setor de Pesquisa e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, Piero Venturi, abriu a programação oficial do Fórum falando sobre o Horizonte 2020, “o programa de financiamento mais aberto do mundo, especialmente a países ascendentes”, nas suas palavras. A cooperação com o Brasil é da mais alta prioridade, principalmente nas áreas de energia, agricultura e bioeconomia, ciências do mar, segundo o italiano Venturi.

Desde dezembro de 2013, o Horizonte 2020 passou a oferecer a pesquisadores, mediante seleção internacional, financiamentos que totalizarão 79 bilhões de euros para 7 anos. A fim de alocar esse momento a projetos estratégicos para reforçar a posição da União Europeia no mundo, Venturi busca aproximação com as Fundações de Amparo à Pesquisa por meio do CONFAP.

O Conselho vem analisando a viabilidade desta cooperação internacional, tanto que seu vice-presidente, José Ricardo de Santana, pediu detalhes sobre como cada FAP poderia participar e em que estágio está a negociação com as agências federais.

Outra apresentação feita no Fórum diz respeito ao Euroaxess, Portal de Acesso à Pesquisa Europeia que oferece serviços variados a quem sai de seu país para realizar estudos no exterior, a grosso modo. Ele assiste pesquisadores em questões práticas como escolher escolas para os filhos e saber de seus direitos de aposentadoria, além de oferecer oportunidades de bolsas e emprego. “Temos cadastradas mais de 8 mil empresas, universidades e centros de pesquisa, e cerca de 20 mil currículos disponíveis. Tudo isso é grátis e aberto a organizações brasileiras”, avisa Paulo Lopes, representante nacional do Euroaxess (na foto à direita). Qualquer pesquisador brasileiro que queira entrar em contato, pode usar o e-mail brasil@euraxess.net.

Saiba mais também em http://brazil.euraxess.org

Memorando e Carta de Intenções selam acordo internacional – O Conselho Britânico assinou com o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) um Memorando de Entendimento para estabelecer uma plataforma de desenvolvimento de atividades conjuntas, com vigência de cinco anos, havendo possibilidade de renovação. A cooperação se dará por meio da formação e capacitação de pesquisadores e de professores de língua inglesa; da mobilidade acadêmica  de pesquisadores, docentes e discentes; e da Integração de pesquisa e indústria nos países envolvidos, entre outras atividades.
O acordo decorre da missão científica internacional liderada pelo presidente do CONFAP, Sergio Gargioni, em outubro passado.”Passados poucos meses, assinamos este Memorando com o Reino Unido como o primeiro passo formal para uma longa e efetiva cooperação”, disse Gargioni .“Agradeço o apoio que o CONFAP tem dado para o fortalecimento das relações científicas e educacionais entre o Brasil e o Reino Unido”, afirmou Claudio Anjos, Diretor de Educação e Sociedade do Conselho Britânico do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. (Mais em www.britishcouncil.org.br e http://facebook.com/britishcouncilbrasil | @brBritish | www.youtube.com/britishcouncilbrazil)

Outro documento firmado por presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa foi a Carta de Intenção de cooperação entre o CONFAP e o UK Higher Education International Unit.  Esta carta prevê uma parceria das duas entidades no compartilhamento de informações e conhecimento para construir uma compreensão mútua do nível superior, da inovação e dos ambientes de pesquisa nos dois países; o apoio a pesquisas conjuntas e colaborações acadêmicas entre Reino Unido e Brasil; o uso de suas redes de parcerias para apoiar a conexão entre organizações parceiras e financiadores de pesquisa nas duas nações e o auxílio e suporte a delegações entre os dois países com orientação para a pesquisa e de educação de nível superior.

Ambos os documentos foram assinados no dia 18 de março, durante coquetel oferecido pelo Reino Unido. Estavam presentes vários membros do CONFAP e convidados como Tania Lima, Diretora do Ciência sem Fronteiras no Reino Unido;  Eduardo Soriano Lousada, Coordenador Geral de Tecnologias Setoriais; Richard Masters, Diretor do Centro Brasileiro Britânico; Jason Norris, Chefe de Operações Internacionais da Universidade de Dundee; Heather McKeever, Gerente Regional nas Américas da Universidade de Reading; Sara Higgins, Gerente de Desenvolvimento Nacional da Universidade de Southampton; Jeremy Burgess, Representante da equipe latino-americana da Universidade de Warwick e Margaret Smith, da Universidade de Dundee.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CONFAP

Fotos: Paulo Cordeiro/CONFAP