Pesquisadora da UFPE é contemplada em chamada internacional das Ações Marie Skłodowska-Curie
O programa de Intercâmbio de Pessoal tem como objetivo promover a colaboração intersetorial, internacional e interdisciplinar, viabilizando a mobilidade de profissionais das áreas de pesquisa e inovação
A pesquisadora Tatiana Gibertoni, do Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi contemplada na chamada internacional Marie Skłodowska-Curie – Intercâmbio de Pessoal (Staff Exchanges – SE) 2025, uma das principais iniciativas da União Europeia para o fortalecimento da cooperação global em pesquisa e inovação. O resultado foi divulgado na quarta-feira (04/02) pelas Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA).
O programa de Intercâmbio de Pessoal tem como objetivo promover a colaboração intersetorial, internacional e interdisciplinar, viabilizando a mobilidade de profissionais das áreas de pesquisa e inovação. A iniciativa estimula o compartilhamento de conhecimentos e a circulação de ideias entre instituições acadêmicas, centros de pesquisa e o setor produtivo, contribuindo para a transferência de resultados científicos para o mercado e para o avanço da inovação tecnológica.
A chamada integra o Horizon Europe, principal programa europeu de apoio à pesquisa e inovação, e contou, no Brasil, com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O suporte está fundamentado no Acordo Administrativo firmado em 2021 entre a Comissão Europeia (DG-RTD), o Confap, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que estabelece mecanismos de cooperação entre a União Europeia e o Brasil em atividades científicas e tecnológicas.
Destaque brasileiro na chamada
Nesta edição, foram submetidos 363 projetos elegíveis, dos quais 151 contaram com a participação de instituições da América Latina. Ao todo, 81 projetos foram aprovados, incluindo 13 propostas com a participação de 19 instituições brasileiras.
Entre os projetos selecionados está a proposta “Joining forces to exploit the mycobiota of the world for beneficial metabolites and potential biocontrol agents, using – OMICS techniques”, que reúne uma rede internacional de pesquisadores com foco na exploração da micobiota global para a identificação de metabólitos de interesse biotecnológico e potenciais agentes de biocontrole, a partir do uso de técnicas ômicas. A pesquisadora Tatiana Gibertoni integra a equipe do projeto representando a UFPE, contribuindo com sua expertise na área de micologia.
A participação de pesquisadores pernambucanos em chamadas internacionais de grande porte reforça o papel estratégico do Estado na produção científica de excelência e na inserção do Brasil em redes globais de pesquisa. Para a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), iniciativas como as Ações Marie Skłodowska-Curie ampliam as oportunidades de cooperação internacional, mobilidade acadêmica e transferência de conhecimento, fortalecendo a ciência, a inovação e a formação de recursos humanos altamente qualificados.
Mais informações e a lista geral de projetos aprovados estão disponíveis:
Site das Ações Marie Skłodowska-Curie: https://marie-sklodowska-curie-actions.ec.europa.eu/news/staff-exchanges-2025-call-result
Site do Confap: https://news.confap.org.br/divulgado-o-resultado-da-chamada-marie-sklodowska-curie-intercambio-de-pessoal-2025/


