Facepe divulga enquadramento do edital de Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA 2026)

06.02.2026 Bia enquadramento - site (2)

Programa vai ofertar 300 bolsas para estudantes da rede pública em duas entradas ao longo do ano de 2026

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), instituição do Governo de Pernambuco vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), divulgou o resultado da etapa de enquadramento das propostas submetidas ao Edital nº 40/2025 – Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA 2026).

Nesta fase do edital, foram enquadradas sete instituições, cujas propostas foram consideradas aptas a seguir para a etapa de julgamento, conforme os critérios estabelecidos no regulamento do programa.

A iniciativa prevê a oferta de 300 quotas de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), distribuídas em duas entradas ao longo do ano de 2026, com o objetivo de ampliar o acesso e a permanência de estudantes da rede pública no ensino superior.

As bolsas terão valor mensal de R$ 800 e são destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino, regularmente matriculados no primeiro ano de cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do programa.

O investimento total do edital é de R$ 2.880.000,00 (dois milhões e oitocentos e oitenta mil reais), com recursos provenientes do Tesouro Estadual, reforçando o compromisso do Governo de Pernambuco e da Facepe com a promoção da equidade no acesso à educação superior e o fortalecimento da formação acadêmica no estado.

A lista das instituições participantes com propostas enquadradas está disponível para consulta AQUI