Facepe divulga enquadramento do edital de Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA 2026)

Programa vai ofertar 300 bolsas para estudantes da rede pública em duas entradas ao longo do ano de 2026
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), instituição do Governo de Pernambuco vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), divulgou o resultado da etapa de enquadramento das propostas submetidas ao Edital nº 40/2025 – Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA 2026).
Nesta fase do edital, foram enquadradas sete instituições, cujas propostas foram consideradas aptas a seguir para a etapa de julgamento, conforme os critérios estabelecidos no regulamento do programa.
A iniciativa prevê a oferta de 300 quotas de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), distribuídas em duas entradas ao longo do ano de 2026, com o objetivo de ampliar o acesso e a permanência de estudantes da rede pública no ensino superior.
As bolsas terão valor mensal de R$ 800 e são destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino, regularmente matriculados no primeiro ano de cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do programa.
O investimento total do edital é de R$ 2.880.000,00 (dois milhões e oitocentos e oitenta mil reais), com recursos provenientes do Tesouro Estadual, reforçando o compromisso do Governo de Pernambuco e da Facepe com a promoção da equidade no acesso à educação superior e o fortalecimento da formação acadêmica no estado.
A lista das instituições participantes com propostas enquadradas está disponível para consulta AQUI

