Divulgado resultado preliminar do edital: Ciência, Tecnologia e Inovação nos Museus de Pernambuco
A iniciativa, com acréscimo no total de bolsas, irá contemplar 28 projetos submetidos por diversas instituições museológicas.
A Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (FACEPE), instituição do Governo de Pernambuco vinculada à Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI-PE), divulga o resultado preliminar do edital 39/2025 – Ciência, Tecnologia e Inovação nos museus de Pernambuco. A chamada pública previa um investimento total inicial de R$ 1.692.000,00 (um milhão e seiscentos e noventa e dois mil), oriundos do Tesouro Estadual, para oferta de 180 bolsas de cooperação técnica (BCT) para os museus/centros ou similares. No entanto, o aumento da alta demanda qualificada de propostas enviadas resultou no aporte, pelo Governo de Pernambuco, de mais R$ 94.000,00 no acréscimo de 10 bolsas, totalizando 190 bolsas, distribuídas entre as instituições museológicas que submeteram suas propostas e que foram aprovadas. A iniciativa irá contemplar 28 propostas aprovadas após análise da Comissão Avaliadora da FACEPE.
A contratação dos projetos aprovados ocorrerá mediante assinatura de Termo de Outorga digital, realizado através do Ambiente de Gestão de Informação e Logística (AgilFAP), disponível no site da FACEPE.
A indicação dos bolsistas deverá ser realizada até o próximo dia 15 de fevereiro, posteriormente à assinatura de Termo de Outorga do Auxílio, garantindo que as bolsas – com duração de 12 meses – tenham início em 1º de fevereiro de 2026. Toda a documentação de indicação dos bolsistas deverá ser enviada exclusivamente pelo sistema AgilFAP, sendo desnecessário o envio de documentação física.
O edital objetiva apoiar atividades em CT&I para o fortalecimento dos Museus existentes em PE, em funcionamento e criado anteriormente ao dia 01 de janeiro de 2025, incluindo os espaços científico-culturais, planetários, jardins zoobotânicos, parques de ciência e instituições similares, visando promover estímulo à criatividade, a observação, a experimentação e a interdisciplinaridade no campo da pesquisa, divulgação e popularização dos seus acervos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
O resultado preliminar do edital pode ser acessado aqui.


