Facepe abre eleição para novos membros do Conselho Superior e reforça compromisso com a ciência em Pernambuco

18.11.2025 EDITAL MEMBRO CONSELHO SUPERIOR

Processo eleitoral selecionará representantes para mandatos de seis anos, garantindo a continuidade das ações estratégicas da Facepe no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em Pernambuco

 

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), anunciou, nesta terça-feira (18), o lançamento do Edital nº 41/2025, que abre o processo eleitoral para escolha de novos integrantes do seu Conselho Superior. As vagas contemplam as áreas de Ciências Exatas e Engenharias, além de Ciências Biológicas e da Saúde, campos essenciais para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

A eleição, organizada pela Comissão Eleitoral instituída pela Portaria nº 30/2025 – GAB/Facepe, busca recompor as representações que ficarão vagas e assegurar o pleno funcionamento do Conselho Superior, instância máxima de deliberação da Facepe. É esse colegiado que define diretrizes, políticas e prioridades estratégicas para o fomento à pesquisa e à inovação em Pernambuco, conforme o Estatuto da Facepe, regulamentado pelo Decreto nº 44.270/2017.

Com a abertura do processo eleitoral, a Facepe reafirma seu compromisso com a transparência, a participação da comunidade científica e o fortalecimento da governança no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Pernambuco. “A renovação do Conselho Superior garante a continuidade das estratégias de fomento e reforça o papel da Facepe na promoção de pesquisa de excelência e no apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do estado”, ressalta Fernanda Pimentel, diretora-presidente da Facepe.

O Conselho Superior da Facepe é composto por representantes do Governo do Estado, da comunidade científica e do setor produtivo. Integram o colegiado: secretária ou secretário de Ciência e Tecnologia (membro nato); diretor(a)-presidente da Facepe, que exerce a função de secretário(a)-executivo(a); quatro especialistas em ciência, tecnologia e inovação indicados pelo Governo do Estado; quatro pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa sediadas em Pernambuco e dois representantes do setor empresarial.

Os mandatos duram seis anos e não são remunerados, embora haja cobertura de despesas necessárias às atividades do Conselho. As reuniões ocorrem trimestralmente, e o não comparecimento a três encontros ordinários no mesmo ano implica perda automática do mandato.

Podem se candidatar pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do estado, desde que atuantes nas áreas correspondentes às vagas e que atendam a pelo menos um desses critérios: Ter ou ter tido bolsa de produtividade em pesquisa (PQ) ou desenvolvimento tecnológico (DT) nível 1 (ou níveis A e B, na classificação atual) do CNPq; ou ser pesquisador de notório saber reconhecido nacionalmente, mediante avaliação do Conselho Superior. O mandato dos eleitos irá de 1º de abril de 2026 a 31 de março de 2032.

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para comissaodc@facepe.br, acompanhadas de todos os documentos exigidos no edital, como: requerimento assinado; declaração de vínculo a Programa de Pós-Graduação da área da candidatura; documento de apoio à candidatura com assinatura de, no mínimo, 10 doutores; currículo Lattes atualizado e foto digital 5×7 cm.

Após análise da Comissão Eleitoral, a lista de candidatos homologados será divulgada na página da Facepe. A eleição será totalmente eletrônica, com participação restrita aos membros de colegiados de Programas de Pós-Graduação de Pernambuco que tenham nota igual ou superior a 4 na última avaliação da Capes. Cada eleitor receberá, por e-mail, uma senha individual e poderá votar uma vez em cada área.

A Facepe destaca a importância da participação ativa da comunidade científica pernambucana, reforçando que o processo eleitoral fortalece a representatividade, amplia o diálogo e contribui diretamente para o avanço da pesquisa, formação de talentos e inovação no estado.

 Cronograma do processo:

 Lançamento do edital: 18/11/2025

Envio da lista de votantes: até 31/01/2026

Inscrições: até 31/01/2026

Candidaturas homologadas: 04/02/2026

Recursos: até 09/02/2026

Resultado final das homologações: 11/02/2026

Envio das senhas aos eleitores: 12/02/2026

Votação: 02/03/2026 (8h) a 03/03/2026 (22h)

Homologação do resultado: 05/03/2026

Divulgação no site da Facepe: 10/03/2026

 Confira Edital 41/2025 AQUI