Facepe promove encontros com integrantes das Câmaras de Assessoramento e Avaliação
Reuniões marcam o encerramento do ciclo de alguns membros e a chegada de novos integrantes que contribuirão para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em Pernambuco
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) está realizando uma série de encontros com os integrantes das Câmaras de Assessoramento e Avaliação. As reuniões da Diretoria Científica começaram, nesta quarta-feira (5), e seguem até o dia 10 de novembro, com o objetivo de reconhecer o trabalho dos membros que encerram suas participações e acolher os novos integrantes que passam a compor as Câmaras para o biênio 2025-2027.
No primeiro encontro, realizado nesta quarta-feira, a diretora-presidente da Facepe, Fernanda Pimentel, e a diretora Científica, Flávia Lucena, reuniram-se com os membros das Câmaras de Ciências Exatas e Engenharias. Na quinta-feira (6), o encontro será com os especialistas das áreas de Saúde e Ciências Biológicas; na sexta-feira (7), com os integrantes das Ciências Agrárias; e, na segunda-feira (10), com os membros da Câmara de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
No caso da Câmara de Inovação, a reunião de encerramento da composição para o biênio 2023-2025 ocorreu no início de outubro, enquanto o acolhimento dos atuais membros foi realizado no último dia 24 de outubro, sob a condução do diretor de Inovação, Leonardo Ferraz, recepcionando a formação que atuará no biênio 2025-2027.
Durante os encontros, são apresentadas informações sobre o funcionamento das Câmaras e debatidas propostas de aprimoramento dos editais e dos processos de avaliação da Facepe. Além disso, o momento é dedicado à reflexão sobre os indicadores de avaliação curricular (CVs) nos grandes editais da Fundação, fortalecendo a transparência e a participação coletiva nas decisões.
As Câmaras de Assessoramento e Avaliação são formadas por 38 membros, pesquisadores da comunidade científica e tecnológica de Pernambuco, reconhecidos por sua expertise e representatividade nos diversos setores da ciência, tecnologia e inovação . Os membros são indicados pela presidência da Facepe e homologados pelo seu Conselho Superior, com mandatos de dois anos. Dos 38 membros das Câmaras de Assessoramento e Avaliação da Facepe, 22 foram reconduzidos e 16 são novatos.
Para a presidente da Facepe, Fernanda Pimentel, os encontros simbolizam um importante ciclo de continuidade e renovação. “Esses momentos reforçam o espírito colaborativo que orienta o trabalho da Facepe. Agradecemos profundamente aos membros que concluíram seus mandatos, pelas contribuições valiosas que ajudaram a fortalecer nossas ações, e damos as boas-vindas aos novos integrantes, que certamente trarão olhares inovadores e complementares às nossas políticas de fomento à ciência, tecnologia e inovação em Pernambuco”, destacou Fernanda Pimentel. Ela ainda acrescentou que com essa iniciativa, a Facepe reafirma seu compromisso com a governança participativa e com o diálogo permanente entre gestores e a comunidade científica, em busca de avanços contínuos para o desenvolvimento do Estado.
Informações sobre as Câmaras podem ser acessadas aqui : https://www.facepe.br/a-facepe/orgaos-colegiados/#toggle-id-4


