Pibiti-PE: Facepe e Secti divulgam o resultado preliminar do Edital nº 20/2025

PIBITIA iniciativa apoia ICTs‑PE na execução de programas de iniciação, com foco na formação e no engajamento de recursos humanos em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti‑PE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) divulgaram, nesta sexta-feira (25.07), o resultado preliminar do Edital nº 20/2025 – Pibiti‑PE: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. A iniciativa, inédita em âmbito estadual, apoia Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (ICTs‑PE) na execução de programas institucionais de iniciação, com foco na formação e no engajamento de recursos humanos em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação.

O edital contemplará 50 projetos de iniciação alinhados a desafios apresentados por instituições parceiras, incluindo empresas, cooperativas e órgãos governamentais. O investimento totaliza R$ 730 mil, provenientes do Fundo Inova‑PE e repassados pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).

Além das 50 bolsas para estudantes de graduação, o Pibiti‑PE cobrirá despesas de custeio e capital essenciais ao desenvolvimento dos projetos de iniciação. Esse é um diferencial importante em relação a outros programas de iniciação, reforçando a indução de parcerias com outros agentes do ecossistema pernambucano de inovação.

Atualmente, as ICTs do Estado contam com 128 bolsistas apoiados pela última chamada do Pibiti do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de outros bolsistas financiados pelas próprias instituições. As 50 bolsas do Pibiti‑PE, com seus diferenciais, reforçam não apenas a formação de estudantes em práticas de desenvolvimento tecnológico e inovação, mas também valorizam a experiência de docentes em pesquisa inovadora, estimulando a criatividade e o surgimento de soluções alinhadas ao contexto produtivo e social de Pernambuco.

Os(as) proponentes serão comunicados(as) do resultado preliminar por meio do sistema AgilFAP e, em caso de contestação, poderão interpor recurso dirigido à Diretoria Executiva da Facepe, também via AgilFAP, no prazo de cinco dias corridos contados a partir da data de divulgação do parecer sobre sua submissão.

Anexo: Resultado Preliminar – Pibiti‑PE