Pesquisadores do Canadá visitam a Facepe

29 de abril de 2013

Representando universidades, a comitiva expôs seus projetos e conheceu o trabalho da Facepe

Por Marcos da Silva

O presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Diogo Ardaillon Simões, recebeu na manhã desta segunda-feira, 29, a visita de um grupo de 15 pesquisadores, que vieram ao Brasil representando as universidades do Canadá. A equipe veio conhecer o trabalho realizado pela Fundação.

“Estamos aqui falando com pessoas e instituições em busca de acordos de cooperação em projetos de pesquisa”, destacou a líder da comitiva Margaux Béland.

Diogo Simões apresentou à delegação as atividades da Facepe, como suas parcerias com instituições governamentais e não-governamentais e agências de fomento nacionais e internacionais; auxílios financeiros e bolsas para pesquisadores, pós-graduandos e graduandos, além de subvenção econômica.

Durante a reunião, os representantes canadenses expuseram seus interesses e campos de atuação. John Hepburn, da Universidade British Columbia, afirmou que sua instituição tem cerca de 10 mil alunos e recebe forte investimento governamental. “Na área da biodiversidade, temos trabalhos ao redor do Mundo. Também atuamos no campo da engenharia de minas, na extração do gás natural e na mineração sustentável”, destacou.

Outros setores de interesse de pesquisas e parcerias do grupo são o desenvolvimento de software, nanotecnologia, tecnologia limpa, medicina diagnóstica, mapeamento digital, energia verde, entre outros. Ao final da reunião, Margaux Béland assegurou que o encontro foi proveitoso e resumiu suas expectativas. “Certamente. Esperávamos ter uma conversa com possibilidades concretas de colaboração em áreas de mútuo interesse”.

Para o diretor-presidente, Diogo Simões, a presença dos pesquisadores na Facepe é a “constatação de que o Brasil e Pernambuco estão atraindo o interesse em pesquisa tecnológica. As universidades canadenses têm experiência em pesquisas e temos interesse em aprender com eles como fazer pesquisa no campo da produção. Também nos interessa parceiras em projetos bilaterais, a exemplo dos que já temos com o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria) e Agence Nationale de la Recherche, da França, além da canadense International Science and Technology Partnerships”.

A Reunião também contou com a presença do diretor-científico da Facepe, Arnóbio Gama, e da diretora de Inovação, Fátima Cabral.

Facebook
Twitter