Novo edital para programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR)

Sem título-Recovered

Adequando-se ao regramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, as submissões do edital para o programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) deixam de ser avaliadas em fluxo contínuo e passam a ser em três rodadas anuais. As solicitações podem ser realizadas em qualquer tempo.

Em acordo firmado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI – representado pelo CNPq e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco – Secti -, por intermédio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado – Facepe -o estado de Pernambuco dispõe de 50 quotas de bolsas DCR. Cada candidato receberá, além da bolsa do CNPq, um Auxílio ao Projeto de Pesquisa – APQ – no valor de até R$ 33 mil e uma bolsa complementar paga pela FACEPE no valor de R$ 900. Ainda é possível pleitear uma terceira bolsa de complementação paga por uma instituição parceira caso o projeto de pesquisa tenha aderência a um dos temas de interesse.

A avaliação é feita em três etapas: enquadramento, avaliação da FACEPE e avaliação CNPq. Caso tenha postulado complementação de terceiros, outra etapa é acrescentada para a terceira bolsa – somente as aprovadas nas fases anteriores serão encaminhadas.

As solicitações deverão ser feitas exclusivamente através do sistema AgilFAP (http://agil.facepe.br) na modalidade de Auxílio a Projeto de Pesquisa – APQ – através da apresentação de projeto de pesquisa.

Para acessar o edital, Clique aqui
Já para conferir as instituições adicionais, clique aqui