Oscar Malta é vencedor do Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico

O pesquisador Oscar Manoel Loureiro Malta foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico, criado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe – em comemoração aos seus 25 anos. A entrega está prevista para o dia 21 de outubro na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Nacional.

Oscar Manoel Loureiro Malta é professor titular da UFPE, foi um dos fundadores do Departamento de Química Fundamental e de sua Pós-Graduação, sendo chefe do departamento e coordenador do programa. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi, em duas ocasiões, membro do Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É revisor de vários periódicos e membro atual do corpo editorial de três periódicos internacionais. Proferiu 20 palestras convidadas em congressos internacionais, foi pesquisador/professor visitante no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, França), na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Santander (Colômbia), na Universidade de Wroclaw (VROKLAF, Polônia) e na Universidade de Aveiros, em Portugal (Convidado do Programa Erasmus Mundus). Recebeu o Prêmio Bunshah na Conferência International em Revestimentos Metalúrgicos e Filmes Finos em 2004.

Atualmente está recebendo homenagens internacionais pelos seus 60 anos, um número especial do periódico internacional Journal of Luminescence (Elsevier) e uma Escola de Espectroscopia por ocasião da 17ª Internacional Krutyn Summer School, patrocinada pela Academia de Ciências da Polônia, na qual é atualmente Diretor Científico. Publicou 172 artigos, com mais de cinco mil citações e formou seis mestres e 12 doutores. É pesquisador nível 1A do CNPq, foi coordenador de 2 grandes projetos nacionais: o RENAMI (Rede de Nanotecnologia Molecular e de Interfaces) e INCT/INAMI (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Nanotecnologia para Marcadores Integrados), com foco no estudo e no desenvolvimento de processos e produtos de base nanotecnológica, inovadores e competitivos, caracterizados pela seletividade associada à sensibilidade de marcação nas áreas prioritárias de meio ambiente, saúde e segurança.

Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico: Criado em 2014, constitui-se como reconhecimento público e estímulo a um cientista brasileiro ou estrangeiro com permanência mínima de 10 anos em Pernambuco que tenha se destacado pela realização de contribuição científica ou tecnológica de extraordinário valor para o progresso da sua área do conhecimento. Em 2015, concedido para a área de “Ciências Exatas, da Terra e Engenharias”. A homenagem enaltece o reconhecimento das contribuições dadas em vida ao Estado por Ricardo de Carvalho Ferreira, cientista do campo da químico-física que dedicou sua vida à ciência.