Simpósio apresenta avanços no apoio ao pesquisador na UFPE

 

Evento contou com palestra do diretor-presidente da FACEPE, Abraham Sicsu

Foto: Allane Silveira

Diretor-presidente da Facepe falou sobre a política de pesquisa da fundação

A gestão da produção científica e os avanços das políticas de apoio ao pesquisador na universidade foram o foco do II Simpósio do Núcleo de Apoio ao Pesquisador – Pesquisa na UFPE: Um Salto de Qualidade. Durante a abertura, a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Armèle Dornelas, apresentou o Catálogo dos Grupos de Pesquisa da UFPE 2015. O evento foi organizado pela Diretoria de Pesquisa (DPQ/Propesq) e o catálogo, produzido numa parceria entre a Propesq e a Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit).

O encontro aconteceu no auditório Professor Newton da Silva Maia do Centro de Tecnologias e Geociências (CTG), na última quinta-feira (19), e contou com mais de 200 participantes, dentre professores, pesquisadores, servidores e estudantes de pós-graduação e graduação. O reitor Anísio Brasileiro, integrante da mesa de abertura, comentou como a pesquisa seria um elemento crucial da vida universitária: “É a geração do conhecimento – produzido através de teses, dissertações, publicações e trabalhos de cooperação entre pesquisadores e laboratórios – que possibilita à UFPE ser uma instituição de referência”. Anísio lembrou, ainda, que esse conhecimento é aplicado na sociedade, via extensão e inovação, o que permitiria melhorar a qualidade de vida da população.

As palestras de abertura contaram com apresentações do pró-reitor da Propesq, Francisco Ramos, e da diretora de Pesquisa, Armèle Dornelas, que pontuaram, especialmente, os avanços da UFPE na captação de recursos para a pesquisa e a excelência alcançada pela pós-graduação. “O primeiro simpósio foi realizado em novembro de 2012. Na ocasião, apresentamos o que a gestão planejava para os anos seguintes. Nós programamos realizar um segundo simpósio para mostrar o que foi feito e para trazer aos pesquisadores, de maneira mais aprofundada, a política de apoio ao pesquisador”, explicou Ramos.

Nesse sentido, Armèle também resumiu o objetivo do encontro: “O simpósio visa trazer temas relacionados ao dia a dia dos pesquisadores, como é o caso das ferramentas de apoio à captação de recursos para a pesquisa: Sistema Financiar, Pivot, Stela Experta. Também estamos lançando o Catálogo dos Grupos de Pesquisa da UFPE, que facilitará o estabelecimento de cooperações científicas”. A publicação reúne informações sobre quase 700 grupos certificados durante o último censo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizado no último trimestre de 2014.

O simpósio contou com a participação do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Abraham Sicsu, que proferiu palestra sobre a política de pesquisa da fundação. A Propesq também convidou o professor do Departamento de Neuropsiquiatria João Ricardo Mendes de Oliveira para falar sobre o gerenciamento do tempo como ferramenta para melhorar a produção científica. O professor do Departamento de Educação Física Tony Meireles dos Santos foi chamado para apresentar o uso de indicadores cienciométricos.

Palestraram também o coordenador de Difusão Tecnológica da Diretoria de Inovação (Dine), Frederico Nunes; o chefe da Seção de Difusão Regional do Instituto Nacional de Propriedade Idustrial (INPI) em Pernambuco, Eduardo Bemfica; e a técnica administrativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Joelma Alves.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da UFPE