Sai resultado do edital de apoio a atividades de monitoria em divulgação científica nos museus e centros de ciência de Pernambuco

Sete projetos submetidos ao edital de Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica apresentados por centros e museus de ciências de Pernambuco foram selecionados para receber quotas de bolsas da modalidade BCT (Bolsa de Cooperação Técnica) da Facepe.

Os projetos aprovados foram apresentados pelo Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Espaço Ciência Salgueiro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano (IFPE-SERTÃO); o Museu de Oceanografia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Campus Serra Talhada (UFRPE Serra Talhada); e os museus de Minerais e Rochas e de Ciências Nucleares, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Também serão beneficiados com quotas de bolsas, o Espaço Ciência, vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, e o Jardim Botânico do Recife, equipamento da Prefeitura da Cidade do Recife.

O Edital 09/2013 tem o objetivo de apoiar atividades de monitoria em divulgação científica que propiciem a instalação e o fortalecimento de espaços científico-culturais. A chamada é direcionada a centros ou museus vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de Pernambuco – federais, estaduais ou municipais – que realizam exposições e outras atividades de divulgação e difusão das ciências.

Os coordenadores de cada projeto aprovado nesta edição terão o prazo máximo de 30 dias para a implementação das bolsas, contados a partir da publicação deste resultado no Diário Oficial do Estado – DOE.

Popularização da Ciência – Um dos objetivos norteadores da Facepe é ampliar a percepção social do valor da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento sustentável, promovendo a divulgação e a popularização da ciência. Com este edital, a Fundação apoia atividades de monitoria realizadas por estudantes de graduação em espaços científico-culturais do Estado, como centros e museus de ciência, planetários, jardins zoobotânicos, parques de ciência e instituições similares, contribuindo para o ensino informal das ciências e para a divulgação científica para o público em geral.

Confira o resultado