PIBITI-PE: publicada a homologação do resultado do Edital nº 20/2025
Iniciativa seleciona 50 projetos com apoio financeiro para bolsas e desenvolvimento de soluções inovadoras em parceria com o setor produtivo
Foi publicada a homologação do resultado do Edital nº 20/2025 – PIBITI-PE: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Trata-se de uma iniciativa inédita em âmbito estadual, voltada ao apoio às Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (ICTs-PE) na execução de programas institucionais de iniciação com enfoque na formação e no engajamento de recursos humanos em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação.
A ação é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). O edital apoiará 50 projetos de iniciação aderentes a desafios apresentados por instituições parceiras, incluindo empresas, cooperativas e órgãos públicos. O investimento total é de R$ 730 mil, oriundos do Fundo Inovar-PE e repassados pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).
Além das 50 bolsas concedidas a estudantes de graduação, o PIBITI-PE prevê o custeio de despesas operacionais e de capital essenciais ao desenvolvimento dos projetos de iniciação. Esse apoio representa um diferencial em relação a outros programas similares, somando-se à indução de parcerias com diversos agentes do ecossistema pernambucano de inovação.
Atualmente, as ICTs do Estado contam com 128 bolsistas apoiados pela última chamada do PIBITI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de bolsistas financiados pelas próprias instituições. As 50 bolsas concedidas pelo PIBITI-PE, com seus diferenciais, reforçam não apenas a formação discente nas práticas de desenvolvimento tecnológico e inovação, mas também valorizam a atuação de docentes em atividades de pesquisa inovadora, estimulando a criatividade e a geração de soluções alinhadas ao ambiente e à estrutura produtiva e social do Estado.
Os(as) coordenadores(as) dos projetos contemplados devem ficar atentos(as) às orientações enviadas por e-mail, referentes à assinatura dos termos de outorga e à indicação dos bolsistas, procedimentos que devem ser realizados por meio do sistema AgilFAP.
Acesse o resultado do edital no link abaixo.
Anexo: Homologação de Resultado – PIBITI-PE