Pernambuco terá escritório de representação da Universidade de Toulouse

Protocolo de intenções para fortalecer cooperação acadêmica entre a instituição francesa e as universidades de Pernambuco foi assinado durante evento com a presença do presidente François Hollande e do ministro Aloizio Mercadante

assinatura 
 Diogo Simões e Bertrand Monthubert assinam protocolo

Uma importante iniciativa na área da cooperação acadêmica entre a Universidade de Toulouse (localizada na Região de Midi-Pireneus, França), e as universidades do estado de Pernambuco, será implementada no ano que vem. A instituição francesa vai abrir um escritório no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o objetivo de favorecer o desenvolvimento dos intercâmbios de estudantes e também reforçar ou criar programas de pesquisa e de formação.

Para isso, um protocolo de intenções envolvendo a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Sectec), a UFPE e a universidade francesa foi assinado nesta quinta-feira (12), durante o evento “Diálogo de Alto Nível Brasil-França em educação”, que aconteceu no anfiteatro do Museu Nacional da República, em Brasília, com a presença do presidente francês François Hollande e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O protocolo, assinado pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Diogo Ardaillon Simões – que representou o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja -, e o reitor da Universidade de Toulouse III, Bertrand Monthubert, inspira-se em acordos sobre cooperação técnica e científica entre os dois países, assinados nos anos de 1967 e 1996, e no próprio histórico de cooperação entre a França e o Estado de Pernambuco.

O escritório permanente da Universidade de Toulouse funcionará no Departamento de Oceanografia da UFPE e oferecerá um cargo de professor visitante que desenvolverá suas aulas e pesquisas além de contatos entre universidades, laboratórios, pesquisadores e professores-pesquisadores, a fim de favorecer a cooperação internacional e a colaboração no âmbito do ensino e da pesquisa.

“Vai ser uma experiência muito enriquecedora, pois poderemos não só reforçar a participação dos estudantes pernambucanos no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como também intensificar o intercâmbio de alunos de pós-graduação, fortalecer a pesquisa cooperativa e criar formações de nível técnico em áreas e temas estratégicos para o Estado. A Secretaria de Ciência e Tecnologia apoia totalmente a implantação do escritório”, explica Diogo Simões. Nos próximos dias, o Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade de Toulouse será assinado pelo reitor da UFPE, Anísio Brasileiro. 

            • Diálogo de AltoUma delas é o envio de 1.000 estudantes brasileiros para cursar mestrado profissional no âmbito do CsF nos anos de 2014 e 2015, e a outra, a criação do Français sans Frontières, curso de francês online cujo objetivo é promover o aprendizado do idioma para os bolsistas do programa federal. Outro acordo prevê a contratação de estagiários brasileiros do CsF em empresas francesas.