Palestra sobre Saúde no séc. XXI abre a 20ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE
Na manhã desta terça-feira (14), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado (FACEPE) promoveu a abertura da 20ª Jornada de Iniciação Científica com a palestra “A Saúde no Século XXI: Avanços e Desafios para Pernambuco”, proferida pelo professor Dr. André Furtado, que apresentou um panorama da realidade do assunto em todo o mundo. O evento ocorre no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) até a sexta-feira (17).
Nesta edição serão avaliados aproximadamente 500 trabalhos de todas as áreas do conhecimento executados em cerca de vinte instituições pernambucanas. Os bolsistas concorrem ainda ao Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista, incentivo aos participantes do PIBIC que se destacaram ao longo do ano sob aspectos de relevância e qualidade na pesquisa desenvolvida. Serão 12 prêmios distribuídos aos melhores trabalhos.
Na abertura da solenidade estiveram presentes o coordenador da Comissão Organizadora da Jornada PIBIC/FACEPE 2016, prof. Marcelo Cabral Cavalcanti, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, prof. Jeronymmo José Libonatti, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, prof. Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, o Diretor Científico da FACEPE, prof. Paulo Cunha, o presidente da FACEPE, Abraham Sicsu e a Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Lúcia Melo.
Na ocasião, a Secretária Lúcia Melo abordou sobre o crescimento da agenda de pesquisa brasileira e a importância da Iniciação Científica para a inovação, o desenvolvimento social e pessoal dos pesquisadores e do país. “Nos últimos anos, aumentamos a possibilidade do acesso de jovens para a formação e a grande mudança que temos assistido é como a ciência e tecnologia estão cada vez mais interligados na produção do conhecimento científico. A iniciação científica é para “abrir a cabeça” dos jovens para o conhecimento e o aluno se beneficiará com esse conhecimento, no futuro, em todos os aspectos da vida.”, afirmou. Lúcia comentou ainda sobre a importância do tema escolhido já que a sociedade hoje enfrenta vários desafios nas ações de políticas públicas no quesito saúde e a necessidade de acelerar os estudos e as pesquisas para o atendimento das demandas sociais.
O presidente da Facepe, Abraham Sicsu, lembrou que a FACEPE foi uma das primeiras fundações que aderiu ao programa de Iniciação Científica, então coordenadas pelo CNPQ na época. “Vemos a jornada como uma principal aposta pelo futuro, uma grande oportunidade para se inserir na vida acadêmica, na pesquisa, da investigação sistemática procurando criar novos cientistas e novos pesquisadores que estejam preocupados com o desenvolvimento do país e da ciência em geral”.
A 20ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE acontece de 14 a 17 de junho, das 8h às 17h. A premiação consiste em um auxílio financeiro individual em congresso científico nacional na área do trabalho premiado. O auxílio financeiro será concedido na modalidade ACP em caráter excepcional para os vencedores, conforme regulamento.