Marco Antônio Raupp compartilha otimismo na área de CT&I com presidentes das Faps

27 de maio de 2013

Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antônio Raupp, a ciência vive um bom momento. Uma prova é o recente anúncio feito pela presidente Dilma Roussef de que o orçamento para a área não sofreria contingenciamento de recursos. A notícia – e o otimismo – foi compartilhado com os presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa reunidos em São Paulo para o encontro nacional do Confap, que ocorreu nos últimos dias 23 e 25 de maio.

Raupp participou do encerramento do fórum e ressaltou também outras conquistas recentes, como o lançamento do pacote Inova Empresa, que irá destinar recursos para várias iniciativas de incentivo à inovação, e a implantação da Embrapi, que atuará como articuladora das demandas de pesquisa e desenvolvimento. Com esses novos programas, o orçamento do ministério pulou de R$8 bilhões executados em 2012 para quase R$13 bilhões.

Na opinião do ministro, esse bom momento está relacionado ao envolvimento da comunidade científica, inclusive cobrando ações. O objetivo, agora, é estreitar o relacionamento com os parceiros, como as FAPs, a fim de executar os programas e ampliar sua abrangência. Para estimular essa associação, o ministro adiantou que, em junho, será realizada uma reunião para apresentação de programas e políticas, a fim de unir esforços em temas comuns.

A próxima reunião do Confap ira acontecer em julho, em Recife (PE), paralelamente à reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Fonte: assessoria de comunicação da Fapemig