Livro sobre a flora das caatingas do Rio São Francisco é vencedor do 55º Prêmio Jabuti

 

O livro “Flora das Caatingas: História Natural e Conservação”, de José Alves de Siqueira Filho, pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi o vencedor da categoria Ciências Naturais do 55º Prêmio Jabuti.A publicação reúne a produção científica desenvolvida no Centro de Referências em Recuperação de Áreas Degradadas (Crad Caatinga) da Universidade e foi escrito com a colaboração de cerca de 100 botânicos de aproximadamente 40 instituições do País.

“Flora das Caatingas…” representa a bibliografia mais atual e bem ilustrada sobre uma parte importante da biodiversidade brasileira. Editado pela Andrea Jakobsson Estúdio Editorial, da cidade do Rio de Janeiro, foi lançado também em inglês. A edição contou com o apoio financeiro do Ministério da Integração Nacional.

“Este prêmio renova a esperança de chamar a atenção da sociedade brasileira para a urgente conservação das Caatingas e do Rio São Francisco, patrimônios endêmicos do Brasil e do povo brasileiro. A Botânica e a Ecologia do Brasil ganham muito com tudo isso. O momento atual é de ampliar o salto de qualidade que a academia brasileira pode oferecer à Nação. Precisamos sair do campo da diagnose e recomendações, muitas das quais contidas no livro, para efetivar ações sustentáveis”, diz o autor.

A 55a Edição do Prêmio Jabuti recebeu mais de 2 mil inscrições em suas 27 categorias. Grande premiação editorial do País, o Prêmio Jabuti é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Os laureados em todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti e o valor de R$ 3,5 mil. A cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Jabuti 2013 acontecerá dia 13 de novembro, na Sala São Paulo.

A Pesquisa - A organização do “Flora das Caatingas do Rio São Francisco: história natural e conservação” contou com a colaboração de 99 pesquisadores de 39 instituições – além da própria Univasf -, todos com titulação científica e, alguns deles, ilustres também no Exterior. O livro é o resultado de quatro anos de pesquisa científica na área de influência do Programa de Integração do Rio São Francisco.

A obra apresenta 1.031 registros de plantas e atesta a riqueza da flora do bioma caatinga, muitas vezes retratado apenas a partir de imagens monocromáticas. Ilustrado com flores e muitas cores, o livro acaba com falsos mitos, como o da baixa diversidade do bioma. Para se chegar ao resultado, foram percorridos 340 mil quilômetros em 212 expedições.

O autor – Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestre e doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco, José Alves de Siqueira Filho é Professor da Univasf. Também é autor do livro “Fragmentos de Mata Atlântica do Nordeste: Biodiversidade, conservação e suas Bromélias”.

A obra pode ser adquirida pelo site do Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (Crad), da Univasf.