IN LOCO MEDIA recebe Prêmio Sebastião Simões
A empresa In Loco Media, desenvolvida em 2011 por estudantes no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi a vencedora do Prêmio Sebastião Simões de Mérito à Inovação Tecnológica criado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (FACEPE). A solenidade aconteceu no auditório Pelópidas Silveira, do ITEP, durante a realização do seminário “Sistemas de inovação francês e pernambucano: Visão do futuro”.
A premiação foi entregue pelo professor Diogo Ardaillon Simões, ex-presidente da FACEPE e filho de Sebastião Simões. Para o CEO e Cofundador da In Loco Media, André Ferraz, receber o prêmio é um imenso orgulho e era reflexo do quanto o estado tem a oferecer em inovações para o mercado. “Trouxemos pessoas melhores que nós para trabalharmos juntos e fazermos com que se sentissem donas deste negócio, trazendo a velocidade que precisávamos para competir com empresas tão grandes. Tenho viajado muito para o Vale do Silício, nos USA, e me pergunto como uma empresa que criou esta tecnologia não existe lá, mas existe no Recife. Minha resposta é sempre que vocês não fazem ideia dos talentos que existem em Pernambuco”, afirmou em agradecimento.
A In Loco Media foi uma startup do ecossistema empreendedor recifense que alcançou projeções internacionais com premiações concedidas por empresas como a Microsoft e a Mobile Marketing Association. Seu principal produto é um dispositivo que detecta a localização de um usuário mobile com a precisão de até um metro de distância, mais precisa em até 100 vezes do que o GPS. Atualmente, conta com mais de seis milhões de locais mapeados, enquanto o segundo colocado do mercado global tem menos de dez mil. A tecnologia está presente em mais de 80 milhões smartphones no mundo e coleta 200 bilhões de pontos de localização.
O Prêmio é uma homenagem à memória de Sebastião Simões Filho, um dos fundadores e primeiro Diretor Presidente da Facepe. Engenheiro químico industrial foi pioneiro no empreendedorismo tecnológico do estado ao deixar o legado pela idealização, construção e gestão da Companhia Pernambucana de Borracha Sintética (Coperbo). Criado em 2014, o será concedido bi-anualmente, alternando com o prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico.
O Seminário sobre Inovação e Competitividade com tema “Sistemas de inovação francês e pernambucano: Visão do futuro” foi uma organização da SECTI, FACEPE, ITEP e Consulado Geral da França como parte integrante das atividades da Semana Nacional de CT&I 2016. Estiveram presentes o ex-ministro Sérgio Rezende, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, o diretor presidente da FACEPE, Abraham Sicsu, o presidente do ITEP, Antônio Vaz, o prof. Adriano Batista Dias, o Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural Adjunto da Embaixada da França, Philippe Martineau, o representante do Ministério da Educação Nacional do Ensino Superior e da Pesquisa da França, Dr. Alain Lagrange e o representante no Brasil do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França, Dr. Frederic Huynh.
Saiba mais sobre o prêmio, clique aqui.