Governo de Pernambuco incentiva formação internacional de estudantes com intercâmbio acadêmico na China
A iniciativa integra a agenda de cooperação internacional entre Pernambuco e a Província de Sichuan e oferece vagas para graduação, mestrado e doutorado, com apoio financeiro por meio do Auxílio Mobilidade Discente
O Governo de Pernambuco avança na estratégia de internacionalização do ensino e da ciência ao lançar o Edital nº 04/2026 – Conexão Pernambuco–Sichuan: Caminhos para o Futuro, iniciativa que vai possibilitar a estudantes pernambucanos a realização de intercâmbio acadêmico em universidades da Província de Sichuan, na China.
O Programa é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), com operacionalização da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e apoio da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri). O edital integra a agenda de cooperação internacional do Estado no contexto das celebrações do Ano Cultural Brasil-China anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, reforçando laços institucionais e acadêmicos entre Pernambuco e a Província de Sichuan.
As universidades chinesas participantes do acordo são a Chengdu University of Technology, a Sichuan Agricultural University e a Sichuan University of Science and Engineering, reconhecidas internacionalmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e agricultura.
Nesta primeira rodada, o edital oferece seis vagas, sendo três para graduação, duas para mestrado e uma para doutorado, todas destinadas à Sichuan Agricultural University. As áreas de conhecimento e os cursos disponíveis para cada nível de formação estão detalhados no edital.
Segundo a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, a iniciativa representa um passo estratégico para o fortalecimento do ecossistema de CT&I do Estado. “Ao promover a formação internacional dos nossos estudantes, estamos ampliando horizontes acadêmicos, científicos e culturais, além de criar pontes duradouras de cooperação com centros de excelência mundial. Essa experiência retorna para Pernambuco em forma de conhecimento, inovação e desenvolvimento”, destaca a secretária.
“Este programa nasce com o propósito de deixar um legado duradouro para Pernambuco, ao investir na formação de capital humano de alto nível. A iniciativa fortalece os vínculos acadêmicos, científicos e culturais entre Pernambuco e a China, ampliando oportunidades para estudantes pernambucanos por meio de uma cooperação inédita construída em ambiente de confiança e colaboração com a Província de Sichuan”, destaca o secretário de Projetos Especiais do Governo de Pernambuco (Saespri), João Salles.
Podem se candidatar estudantes naturais de Pernambuco ou que tenham concluído o ensino médio, a graduação ou o mestrado em instituições sediadas no estado. As bolsas de estudo são concedidas integralmente pelas universidades chinesas, enquanto o Governo de Pernambuco atua como facilitador da mobilidade internacional por meio do Auxílio Mobilidade Discente (AMD).
O AMD, concedido pela Facepe, cobre passagem aérea, seguro viagem e mensalidade de instalação (pagamento único). O investimento global do Governo do Estado nesta primeira rodada é de R$ 275.510,00.
As inscrições estarão abertas de 23 de fevereiro a 12 de abril de 2026, exclusivamente pelo sistema AgilFAP.
Acesse o edital AQUI
Acesse o cronograma da Rodada 1: Sichuan Agricultural University AQUI


