FACEPE/SECTI e SecMulher-PE lançam edital Solano Trindade 2024
A iniciativa busca apoiar projetos de pesquisa e extensão que promovam ações afirmativas étnico-raciais.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (FACEPE), vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), anunciou o Edital Solano Trindade 2024.
O lançamento ocorreu no auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, em Caruaru, na quarta-feira (19). Este edital visa apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação voltados para a implementação de políticas de ações afirmativas étnico-raciais.
O evento de abertura contou com um ritual de acolhida dos indígenas do Povo Xukuru, além de uma mesa de discussões sobre pesquisas e ações de inovação relacionadas ao enfrentamento do racismo e redução das desigualdades Étnico-Raciais. Estiveram presentes o reitor Alfredo Gomes, a vice-reitora da UFRPE Maria do Socorro de Lima Oliveira, os pró-reitores de pesquisa e extensão de várias universidades e do IFPE, entre outras autoridades.
O edital tem como um dos principais objetivos o fortalecimento institucional dos NEABs e grupos de pesquisa correlatos nas Instituições de Ensino Superior (IES) de Pernambuco que realizam pesquisas e ações de inovação focadas no enfrentamento do racismo e na redução das desigualdades étnico-raciais.
Segundo Denise, Botelho, da comissão de equidade diversidade e inclusão da FACEPE, “no último ano da Década Internacional dos Afrodescendentes (ONU), a FACEPE sensível às necessidades da população afro-brasileira lança o segundo edital Solano Trindade, os resultados da primeira edição apresentam reflexões acadêmicas sobre grupos que historicamente são radicalizados e tem seus direitos humanos violados. O novo edital pretende estimular perspectivas antirracistas que conduzam as práticas científicas em concordância com a justiça social e equidade racial. Viva Solano Trindade!” celebrou a pesquisadora da temática étnico-racial.
Com o investimento concedido pelo Governo de Pernambuco, o trabalho de resgate de valores que enaltecem as tradições culturais dos povos originários e outras etnias tem sido fortalecido na nossa região. “Além disso, o edital promove a integração entre pesquisa e extensão acadêmica através de projetos que investiguem e promovam ações para reduzir desigualdades étnico-raciais e desenvolve a inovação tecnológica por meio de produtos, equipamentos, serviços e métodos que promovam a igualdade étnico-racial no contexto pernambucano,” afirmou o analista em gestão de ciência e tecnologia da FACEPE, Igor Teixeira, responsável pelo edital.
Acesse o Edital Solano Trindade 2024. 2024.06.17 Solano Trindade